Facebook Twitter YouTube RSS
+ - TAMANHO DO TEXTO

NOTÍCIAS

ACIX pede apoio na aprovação de projeto de Incubadora Tecnológica
Câmara Thu, 03/10/2019 - 15:27

ACIX pede apoio na aprovação de projeto de Incubadora Tecnológica

Usando a tribuna da Câmara Municipal de Xanxerê nesta quarta-feira (2), dirigentes da Associação Empresarial, acompanhados de coordenadores e membros de entidades que fazem parte do projeto de Tecnologia, Empreendedorismo, Inovação, ACIX – TEIA pediram agilidade e apoio dos vereadores na aprovação de dois projetos de lei que estão em pauta para votação.

O projeto 036/2019, institui a Incubadora Tecnológica Municipal de Xanxerê e o projeto de Lei 037/2019, cria o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

— Este projeto que nasceu dentro das entidades, visa contribuir com toda a sociedade, começando com as crianças nas escolas até os acadêmicos na Universidade. Após esta fase, seus projetos serão desenvolvidos dentro das incubadoras, onde estas pessoas podem se tornar empresários também, e por isso pedimos apoio dos vereadores, pensando no crescimento empresarial de Xanxerê e que esses projetos futuros, sejam autossustentáveis — destacou o presidente da ACIX Neimar Colpalni.

O coordenador do projeto TEIA Realdo Tavares dos Santos, apresentou um relato onde a atual diretoria da ACIX se dedicou em conhecer incubadoras tecnológicas em diversas cidades.

Destacou que após pesquisa, foi identificado um projeto no Vale do Silício, em São Francisco (Califórnia), onde a Universidade iniciou as investidas na área de tecnologia, percebendo que as empresas privadas estavam mais evoluídas, o que motivou a se aliar com a iniciativa privada. A partir de então, sentiu a necessidade de desenvolver os governos e com isso nasceu a tríplice hélice da inovação que envolve o poder público, a iniciativa privada e as instituições de ensino.

— A Acix iniciou o contato de mobilização com diversas entidades de Xanxerê, junto com o Núcleo de Tecnologia e o Núcleo de Jovens Empreendedores, originando o projeto chamado TEIA (Tecnologia, Empreendedorismo, Inovação, ACIX), um conceito criado pela entidade mas somente vai ter vida, com a aprovação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação pela Câmara Municipal — afirmou o coordenador.

Este Conselho vai determinar os passos do projeto, sendo possível a implantação de uma incubadora tecnológica, cujo projeto em funcionamento será um ecossistema de inovação que permite todas instituições de ensino, poder público e empresas, interagir e fomentar a criação de novas empresas, novos empreendimentos no setor tecnológico. Este será um legado muito importante para as futuras gerações de Xanxerê.

PRESIDENTE DA ACIX NEIMAR COLPANI NA TRIBUNA

neimar


COORDENADOR DO PROJETO REALDO TAVARES DOS SANTOS

REALDO

YouTube

2013 - 2OP DIGITAL

Câmara Municipal de Vereadores de Xanxerê
CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE XANXERÊ
RUA RUI BARBOSA, 238, CENTRO / 49 3433-0648
89820-000 / XANXERÊ-SC