ACIX pede apoio na aprovação de projeto de Incubadora Tecnológica
Câmara Thu, 03/10/2019 - 15:27

ACIX pede apoio na aprovação de projeto de Incubadora Tecnológica

Usando a tribuna da Câmara Municipal de Xanxerê nesta quarta-feira (2), dirigentes da Associação Empresarial, acompanhados de coordenadores e membros de entidades que fazem parte do projeto de Tecnologia, Empreendedorismo, Inovação, ACIX – TEIA pediram agilidade e apoio dos vereadores na aprovação de dois projetos de lei que estão em pauta para votação.

O projeto 036/2019, institui a Incubadora Tecnológica Municipal de Xanxerê e o projeto de Lei 037/2019, cria o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

— Este projeto que nasceu dentro das entidades, visa contribuir com toda a sociedade, começando com as crianças nas escolas até os acadêmicos na Universidade. Após esta fase, seus projetos serão desenvolvidos dentro das incubadoras, onde estas pessoas podem se tornar empresários também, e por isso pedimos apoio dos vereadores, pensando no crescimento empresarial de Xanxerê e que esses projetos futuros, sejam autossustentáveis — destacou o presidente da ACIX Neimar Colpalni.

O coordenador do projeto TEIA Realdo Tavares dos Santos, apresentou um relato onde a atual diretoria da ACIX se dedicou em conhecer incubadoras tecnológicas em diversas cidades.

Destacou que após pesquisa, foi identificado um projeto no Vale do Silício, em São Francisco (Califórnia), onde a Universidade iniciou as investidas na área de tecnologia, percebendo que as empresas privadas estavam mais evoluídas, o que motivou a se aliar com a iniciativa privada. A partir de então, sentiu a necessidade de desenvolver os governos e com isso nasceu a tríplice hélice da inovação que envolve o poder público, a iniciativa privada e as instituições de ensino.

— A Acix iniciou o contato de mobilização com diversas entidades de Xanxerê, junto com o Núcleo de Tecnologia e o Núcleo de Jovens Empreendedores, originando o projeto chamado TEIA (Tecnologia, Empreendedorismo, Inovação, ACIX), um conceito criado pela entidade mas somente vai ter vida, com a aprovação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação pela Câmara Municipal — afirmou o coordenador.

Este Conselho vai determinar os passos do projeto, sendo possível a implantação de uma incubadora tecnológica, cujo projeto em funcionamento será um ecossistema de inovação que permite todas instituições de ensino, poder público e empresas, interagir e fomentar a criação de novas empresas, novos empreendimentos no setor tecnológico. Este será um legado muito importante para as futuras gerações de Xanxerê.

PRESIDENTE DA ACIX NEIMAR COLPANI NA TRIBUNA

neimar