Ações de 2019 e planejamento da Secretaria de Saúde são apresentados aos vereadores
Câmara Tue, 10/12/2019 - 20:36

A tribuna da Câmara foi ocupada nesta terça-feira (10), pela secretária municipal de saúde Irene Salete Goralski que destacou o trabalho de atendimento à população pelas 11 Unidades Básicas de Saúde.

Citou uma grande conquista que foi a implantação em todas as Unidades, da Estratégia Qualifica APS, que instituiu a livre demanda de atendimento desde o mês de agosto.

Outro ponto relevante foi a implantação no mês de outubro, do Programa Amplia Saúde, na Unidade de Saúde do Bairro Castelo Branco e que também já foi implantado na UBS Hélio dos Anjos Ortiz a partir do mês de Dezembro, onde as Unidades atendem no horário das 7h às 19h sem fechar ao meio-dia.

Foi implantado também o protocolo de enfermagem, que são ferramentas para normatização e ampliação do atendimento Enfermeiro nas Unidades de Saúde, que poderão prescrever medicamentos e solicitar exames que estejam dentro dos protocolos.

Todas as Unidades de Saúde possuem equipe completa de ESF: Médico, Enfermeira (o), Técnica de Enfermagem, Agente Comunitária de Saúde e Serviços Gerais, e em algumas delas, dentistas. As Equipes trabalham com a prevenção e orientação de pacientes, através de grupos, reuniões e encontros com a comunidade.

O município também contratou em 2019 através de Concurso Público, 26 novas Agentes Comunitárias de Saúde que iniciaram sua atuação nas áreas descobertas.

A Vigilância Epidemiológica através do Setor de Combate à Dengue promoveu diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, conscientizando a população em geral e as Escolas, sobre a importância de evitar a água parada e contribuir com a limpeza da cidade, evitando a proliferação dos mosquitos.

A secretária ainda destacou a realização de campanhas de vacinação, os atendimentos realizados pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, o Centro Especializado em Odontologia – CEO que é referência de média complexidade para os 14 municípios da região da AMAI, a educação continuada, cursos, palestras, além dos principais serviços oferecidos no município, incluindo as mais de 500 cirurgias eletivas realizadas.

Irene Goralski finalizou com o Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde para 2020, com adequação ao Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária à Saúde.

SECRETÁRIA DE SAÚDE NA TRIBUNA
irene