Adrianinho apresenta moção de apoio a licença maternidade de 6 meses
Gabinetes Mon, 16/04/2018 - 15:09

Adrianinho apresenta moção de apoio a licença maternidade de 6 meses

Na sessão do dia 09 de abril, o Vereador Adrianinho apresentou Moção de Tribuna, de apoio para que a licença-maternidade no setor público e privado passe a ser de seis meses, conforme o Projeto de Lei do Senado - PLS 72/2017.

A licença-maternidade é um período destinado à recuperação da mãe após o parto e aos cuidados com o bebê ou com a criança adotada, sem que haja perdas na renda familiar. Ela é concedida às mulheres seguradas e contribuintes da Previdência Social, seja por via empregatícia, quando a contribuição é recolhida diretamente na folha de pagamento, ou por contribuição facultativa (voluntária).

De acordo com Adrianinho, o Brasil gasta somas altíssimas por ano para atender crianças com doenças que poderiam ser evitadas, caso a amamentação regular tivesse acontecido durante estes primeiros meses de vida. Diante disso, é uma questão humana e também de organização política pensar os avanços na esfera do serviço público, conferindo seis meses de licença maternidade, que sob esses aspectos também deve ser estabelecido para a iniciativa privada. Os interesses da iniciativa privada, regidos pelo capitalismo, não podem se sobrepor ao princípio da dignidade da pessoa humana.

- Toda a mãe merece descanso e tempo para dar aos filhos e filhas todo o carinho, afeto, amor e amamentação para que se desenvolva na plenitude que todos queremos. E toda a criança, indefesa, que tem por referência a família, principalmente a mãe, deve também ter esse direito garantido. Por isso, nos somamos a luta das trabalhadoras no comércio e todas as mulheres para garantia do direito da licença maternidade de 6 meses, ao contrário de políticos oportunistas que defendem que as mulheres devem ganhar menos pelo fato de engravidarem.Viva a luta das mulheres! - finaliza Adrianinho.