Adrianinho destaca a importância do Piso Regional de Salários em SC
Gabinetes Tue, 20/02/2018 - 17:09

Adrianinho destaca a importância do Piso Regional de Salários em SC

Desde 2009, o movimento sindical dos trabalhadores catarinenses está engajado na luta pela instituição e valorização do piso regional de salários em Santa Catarina.

No início do movimento não havia diálogo com o governo e nem com as federações patronais, por isso, todos os anos, entidades sindicais realizam atos e colhem assinaturas de abaixo assinado para a implementação do piso salarial.

Segundo Adriano De Martini, presidente licenciado do Sindicato dos Comerciários de Xanxerê e região, a Federação dos Trabalhadores no Comércio no estado de Santa Catarina - Fecesc, e os sindicatos dos comerciários sempre foram as entidades que mais coletaram assinaturas para viabilizar a aprovação da Lei (459/2009) pela Alesc e, consequente, o reajuste anual.

Santa Catarina é o único estado no Brasil que garantiu na lei a negociação entre entidades patronais e de trabalhadores para ocorrer o reajuste todos os anos.

De acordo com a Fecesc, em negociação no dia 18 de janeiro representantes dos empresários e dos trabalhadores fecharam acordo para definir a proposta de reajuste do Piso Salarial Estadual para 2018. O índice foi de 2,95% (valor acima do INPC de 2017, que foi de 2,07%). Desta forma, as quatro faixas salariais previstas no Piso passarão a ser, a partir de janeiro de 2018, de: 1ª faixa: R$ 1.110,00; 2ª faixa: R$ 1.152,00; 3ª faixa: R$ 1.214,00; e 4ª faixa: R$ 1.271,00.

Provavelmente a proposta de reajuste do piso seja encaminhada para votação ainda nesta semana.

- Certamente, toda a luta, se resume numa das principais conquistas dos trabalhadores catarinenses nos últimos anos. Categorias que não possuíam convenções ou acordos coletivos ou pisos nacionais, tiveram a garantia mínima do piso salarial. Isso significa aumentar o poder aquisitivo do trabalhador e consequente aquecimento na economia de todos os municípios de Santa Catarina - finaliza Adrianinho.