Adrianinho integra comissão que busca curso de Medicina para Xanxerê
Gabinetes Qui, 09/11/2017 - 14:25

Adrianinho integra comissão que busca curso de Medicina para Xanxerê

Nesta terça-feira (7), o presidente da Câmara Municipal de Xanxerê, Adriano De Martini, acompanhou a comissão do projeto “Saúde Superior” – curso de Medicina em Xanxerê, na audiência realizada com o Ministro da Educação no Distrito Federal.

Adrianinho solicitou uma atenção especial do ministério da educação, para interiorizar o ensino, o que pode fazer com que Xanxerê venha a ser contemplada oportunamente.

— Cobramos do Ministro que o Governo Federal estimule sempre a implantação de políticas públicas na educação nos municípios menores e distantes das grandes cidades. É cada vez mais difícil encontrar profissionais que trabalhem os pequenos municípios. Os filhos dos xanxerenses vão estudar fora, se formam médicos, e a grande maioria não volta pra cá. Xanxerê já é referência em saúde, especialmente com o atendimento na cardiologia para mais de 1.300.000 pessoas, possui instituições de ensino renomadas e de qualidade, tendo condições para receber o curso de medicina. A semente foi lançada! — afirmou Adrianinho.

Na pauta com o ministro Mendonça Filho estava a apresentação do projeto com a viabilidade de implantação deste curso. Porém, não há previsão no momento para abertura de edital de chamamento para criação do curso de medicina na região Sul. Foram apresentadas no ministério da educação, as justificativas demonstrando a necessidade da criação, junto com os números populacionais de nossa região.

Do encontro participaram o deputado federal, João Rodrigues, o presidente da comissão, Realdo Tavares, o prefeito Avelino Menegolla, o presidente da Acix, Irineu Altíssimo e Paulo Varela, representando o deputado Gelson Merisio.

Para o presidente da Comissão Realdo Tavares, todos os presentes mantém a expectativa da liberação do curso de Medicina em Xanxerê. — Agradecemos a oportunidade de apresentar o projeto para a equipe do ministro, mas este é um pleito de toda região e vamos manter a expectativa, — afirmou.