Adrianinho relembra porque os xanxerenses trabalharão neste carnaval
Gabinetes Mon, 12/02/2018 - 15:50

Adrianinho relembra porque os xanxerenses trabalharão neste carnaval

Desde 2016, o carnaval deixou de ser feriado no município de Xanxerê. Na época o assunto gerou muita discussão na Câmara Municipal e entre toda a população do município.

O vereador Adrianinho, contrário a retirada do feriado, relembra que houveram diferentes interpretações sobre a recomendação do Ministério Público e sobre a própria Lei que criava o feriado de Carnaval.

- Na época o Vereador Wilson Martins dos Santos (PSDB), apresentou um Projeto de Lei que extinguia, no município de Xanxerê, os feriados de Carnaval e Corpus Christi. Posteriormente, foi elaborada uma emenda para que permanecesse apenas a exclusão do feriado de Carnaval – comenta Adrianinho.

Diante das manifestações de diversos setores da comunidade xanxerense, o Vereadores Adriano De Martini (PT) foi um dos dois vereadores que se posicionaram contrários à retirada do feriado.

Para Adrianinho, “a retirada do feriado de carnaval, foi uma grande perda dos trabalhadores e trabalhadoras xanxerenses. Essa havia sido uma conquista encabeçada pelo sindicato dos metalúrgicos, ainda em 2001, devido aos altos índices de acidente de trabalho neste período nas indústrias do ramo”.

Em 2017, quando foi Presidente da Câmara Municipal de Xanxerê, Adrianinho manteve o Legislativo em pleno funcionamento durante o carnaval. Tal fato se repete em 2018, sob a presidência do também petista Lenoir Tiecher.

- Nós somos contrários a qualquer perda de direito dos trabalhadores e trabalhadoras. A retirada do feriado de carnaval tirou a possibilidade de muitas famílias se encontrarem, se divertirem e terem alguns dias a mais de lazer. Neste sentido, a Câmara tem de dar o exemplo agora e assumir as consequências de seus atos. Mesmo sendo contrário a retirada do feriado, e ainda me posiciono desta maneira na interpretação da Lei, nosso mandato segue trabalhando e apoio que o Legislativo também deva trabalhar nestes dias – finaliza Adrianinho.