ALEGRIA E CULTURA MARCARAM A Iª SEMANA MUNICIPAL DO FOLCLORE EM XANXERÊ.
Gabinetes Ter, 29/08/2017 - 15:19

ALEGRIA E CULTURA MARCARAM A Iª SEMANA MUNICIPAL DO FOLCLORE EM XANXERÊ.

Na semana passada, nas dependências da Câmara de Vereadores, houve a apresentação da Associação Cultural Vozes da Campina, com canções do folclore brasileiro e o Sr. Elirio Galeli utilizou a Tribuna Popular para falar sobre o folclore e algumas lendas brasileiras, como, por exemplo, a do negrinho do pastoreio. Também o vereador Ricardo Lira da Costa apresentou na Sessão da Câmara o Projeto de Lei que institui a Lei de Reconhecimento e Promoção dos Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres da Cultura Popular, a ser executada pela Câmara de Vereadores de Xanxerê.
Este projeto de Lei visa, principalmente, preservar o patrimônio cultural imaterial do município e do Brasil e as mais diversas manifestações da cultura popular brasileira. Além de significar universalização do acesso à cultura, custodiar e zelar pelo registro e pela continuidade destes saberes e fazeres populares.

Na terça-feira houve a exposição de presépios temáticos com o artista Milton Luiz Vieira Junior, que também é poeta e diz que as miniaturas que cria são como poemas que germinam na argila.  Já o Grupo de Reis de Xanxerê, presidido pelo Sr.  Nei Fernandes, com o atual mestre o Sr. Vilson Lazzarotto -  popular Coroíra - e com a presença do fundador do Grupo e primeiro mestre Sr. Arlindo Polessi,  cantou e encantou o público presente. E, para encerrar a programação deste dia, o professor Valter José Ebertz falou sobre a tradição franciscana dos presépios.

Na quarta-feira, dia 23, ouve um momento destinado à inserção na literatura de Ricardo Azevedo -  escritor com vasta produção e registro da Cultura Popular Brasileira - em que nos vários “causos” do folclore brasileiro,  os alunos da APADAVIX, participaram e também aproveitaram para conhecer toda a estrutura da Câmara de Vereadores.

No dia 24, pela manhã e pela tarde, os alunos da APAE e da APADAVIX, participaram do Cinema Inclusivo, sendo recepcionados e animados pelo palhaço Meia Noite. Houve pipoca, suco, cafezinho e muita animação.

A programação de encerramento da Semana do Folclore foi marcada por muita alegria e apresentações culturais na última sexta-feira (25) com o Câmara Cultural – Prata da Casa. A primeira apresentação foi com a Srta. Ivete Goralski,  presidente do Grupo Braspol Xanxerê, que apresentou em manequins devidamente trajados, a roupa típica da cultura polonesa. Também falou da história, cultura e tradições deste povo europeu. Apresentou muitos artesanatos e trouxe, para a degustação, a autêntica wodka daquele país.

O contramestre Falamansa, Sr. Adriano Vitorazzi, do Centro Cultural e Artístico Resistência Popular, apresentou-se com seu grupo, numa roda de capoeira angola e falou sobre o trabalho que realiza em vários municípios da região. Na sequência, representando o Grupo Escoteiro Caingangue, o Sr. Valter José Ebertz apresentou-se com seu manto de Fogo de Conselho, explicando para a plateia atenta, o papel do contador de histórias no Movimento Escoteiro, e apresentou a opereta Santa Catarina (história narrativa da vida e morte de Santa Catarina de Alexandria, patrona do nosso Estado homônimo). Também interpretou um “talian em Brasil”, apresentando-se como o turista italiano Gualtieri Josepi, contanto “frotole” do cotidiano do centro e norte da Itália e dos imigrantes da região do Vêneto que aqui vieram, como pioneiros, para desbravar estes rincões oestinos.

O casal Leocir e Marli Dagostini vieram caracterizados de imigrantes italianos e apresentaram alguns pratos da culinária como a polenta, o salame, o codiguim, a fortaia… Trouxeram as tradicionais caieiras de polenta (panelas), sporta (cesta de palha) e muitas informações, descontração e alegria para o evento.

Também a Sra. Marli Dalla Betta, devidamente caracterizada de imigrante italiana, apresentou seus pães e bolachas caseiras e seu artesanato com bordados em toalhas de rosto e banho, ademais de cuias de chimarrão ricamente ornadas de pérolas coloridas.

A secretaria de educação do município organizou nos dias 24 e 25 a Feira do Folclore apresentando os trabalhos produzidos com os alunos que enfatizaram os brinquedos e brincadeiras ao longo do tempo, desenhos, poesias, lendas, mitos, parlendas, travalínguas, chás e ervas medicinais e a história do folclore.

A equipe da Câmara Municipal de Xanxerê agradece a todos que participaram da elaboração, apresentações e montagem e os que prestigiaram toda a programação desenvolvida na Iª Semana Municipal do Folclore, organizada em parceria com a Prefeitura Municipal, Departamento de Cultura, Secretaria de Educação e o Sesc Xanxerê.

Agradece igualmente, os meios de comunicação, por divulgarem a programação. Foram dias de muito aprendizado e compartilhamento de saberes, sabores e cultura que, esperamos, se repetirão nos próximos anos.