Alunos falam de cortes em verbas e apresentam cursos do IFSC em Xanxerê
Câmara Thu, 09/05/2019 - 14:54

Alunos falam de cortes em verbas e apresentam cursos do IFSC em Xanxerê

Utilizando o espaço da Tribuna Popular na Câmara Municipal de Xanxerê nesta quarta-feira (8), alunos do Instituto Federal de Santa Catarina Campus Xanxerê, localizado na Rua Euclides Hack 1603, Bairro Veneza, fizeram uma explanação sobre cortes nas verbas das instituições federais e apresentaram os cursos que são oferecidos.

Representando o Grêmio Estudantil do IFSC Campus Xanxerê, a aluna Giovana Nunes Pereira saudou vereadores e agradeceu a oportunidade.

— Curso Técnico de Alimentos e represento estudantes e servidores para falar sobre o bloqueio de aproximadamente 30% para instituições federais, que representa mais de 20 milhões, para 22 Campi do estado de Santa Catarina. 51% dos alunos são da cidade de Xanxerê e os demais de municípios vizinhos na região — citou Giovana Pereira.

Destacou ainda que os cursos superiores recebem alunos de diversos estados brasileiros e que os professores são qualificados em instituições federais. Falou do risco de continuidade nos serviços pelo corte anunciado, o que pode ocorrer até setembro deste ano, caso se efetive a proposta do governo.

A atual situação motivou a realização de diversas mobilizações e protestos contra o bloqueio de verbas, considerando que diversos cursos tem interação com a comunidade. Em Xanxerê serão afetados 3 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, (Alimentos, Informática e Mecânica), graduação em Engenharia Mecânica, uma Pós-graduação, Especialização em Concepções Multidisciplinares de Leitura, cursos de curta duração, projetos de pesquisa e extensão, entre outros.

O aluno Vitor Hugo de Brito finalizou a participação do IFSC, apresentando os projetos em laboratórios de Pesquisa e Extensão em Xanxerê o que totaliza em torno de 20 atualmente.