Apoiadores usam tribuna para defender projeto que proíbe queima de fogos em Xanxerê
Câmara Wed, 01/07/2020 - 21:19

Nesta quarta-feira (1), vereadores aprovaram em primeira votação, o projeto de lei (L) 1/2020, que proíbe o manuseio, utilização, queima e a soltura de fogos de artifícios, rojões, bombas, busca-pés, morteiros ou similares com estampidos ou estouro, assim como quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em todo o território do Município de Xanxerê. O projeto é de autoria dos vereadores Nathan Moreira e Vilson Piccoli.

A médica Marines Bertolo Peres, falou da importância de se evitar os fogos de artifício.

— Temos pessoas com autismo, idosos, pessoas com doenças cardíacas, crianças recém nascidas, entre outros. Importante lembrar que existe um limite que o ouvido do ser humano tolera. Rojões chegam a alcançar mais que 150 decibéis acima do limite do ouvido humano. Acima do que é preconizado como saudável pela Organização Mundial da Saúde. Em adultos o limite tolerável é de 140 decibéis e nas crianças é de 120 — afirmou a Dra. Marines.

Citou ainda que crianças ou autistas entram em verdadeiro pânico, ficando agitados e provocando crises. Pacientes cardiopatas também tem seu sistema nervoso alterado com os fogos.

— Importante trazer este projeto de permitir luzes e não fogos em comemorações. Não proibir a alegria. Proíbe o barulho que atinge o ser humano em sua totalidade. Precisamos de alegria mas sem provocar doenças — afirmou a médica.

DRA. MARINES BERTOLO PERES NA TRIBUNA
marines

Também usou a tribuna o zootecnista e adestrador Vagner Ribeiro, voluntário do Grupo Bem Estar Animal há 10 anos e apoiador do projeto. Destacou sua atuação no grupo, com orientação principalmente nas escolas e o trabalho de reabilitação de cães abandonados.

— Posso falar sobre o impacto que os fogos causam nos animais. A partir de 20 de dezembro, aumenta muito o pedido de ajuda por parte da comunidade. São animais que fogem de casa por causa dos foguetes. Cachorro que se enforca na própria corrente por entrar em pânico. Gatos e cães morrem enfartados pelo impacto desses fogos que atualmente são utilizados, criando um trauma nos animais que ficam em pânico.

Enfatizou ainda que é necessário ser sensato para ver a situação dos animais e afirmou que o Grupo Bem Estar Animal é totalmente contra o uso de foguetes com estampido. Perguntou ainda: Até que ponto a alegria vale a pena com o sofrimento de outro ser?

Zootecnista e membro do Grupo Bem Estar Animal VAGNER RIBEIRO
Vagner