Audiência com DNIT em Florianópolis encerra viagem dos vereadores
Câmara Mon, 17/06/2013 - 13:19

Audiência com DNIT em Florianópolis encerra viagem dos vereadores

Depois das audiências em Brasília e Florianópolis, vereadores concluem que obra não deve ser retomada em 90 dias

Depois de passar pela Capital Federal, onde participaram de diversas audiências para buscar uma solução para o problema da paralisação das obras da duplicação da BR 282 em Xanxerê, a comitiva de vereadores de Xanxerê desembarcou em Florianópolis.
Na manhã desta sexta-feira (14), Fernando Callfass (PSDB), Amélio Radaelli (PMDB), João Paulo Menegatti (PTB) e Wilson Martins dos Santos (PSDB), já em solo catarinense, os vereadores receberam a ligação do Senhor Sr. Mauricio Weidgenant, Gerente Regional de Santa Catarina no Ministério das Relações Institucionais da Presidência da República, comandado pela catarinense Ideli Salvatti. O gerente comunicou que repassou pessoalmente o relatório a Ministra Ideli, que elogiou o dossiê e determinou que ele acompanhasse diariamente a situação da continuidade das obras em Xanxerê.
No período da tarde os parlamentares xanxerenses estiveram em audiência junto a superintendência do DNIT em Santa Catarina.  A comitiva foi recebida pelo chefe de serviços de engenharia do DNIT/SC, Névio Carvalho. Durante a reunião, para surpresa dos vereadores, a visita a Brasília já tinha surtido efeito, pois na tarde de quinta-feira o DNIT de Santa Catarina foi questionado a respeito do andamento das obras da BR 282 em Xanxerê, pelo Ministério dos Transportes, pelo Dnit de Brasília e pelo gabinete da Ministra Ideli Salvatti. Os vereadores estavam preocupados, pois segundo o coordenador geral do DNIT em Brasília, Dr. Luiz Guilherme, não havia dotação orçamentária, especificamente para BR 282 de Xanxerê, caso ocorresse a rescisão contratual com a empresa CBEMI.
Durante a reunião em Florianópolis, o chefe de serviços de engenharia do DNIT, afirmou que para a conclusão da duplicação da BR 282 em Xanxerê, existem dois caminhos. Um seria a rescisão com a empresa CBEMI e a posterior contratação com a segunda ou terceira colocada do certame licitatório. Neste caso, a solução mais rápida. O segundo caminho seria a rescisão do contrato com a CBEMI e a abertura de novo processo licitatório, opção esta que levaria um pouco mais de tempo.
Segundo Névio Carvalho, independentemente de qualquer das alternativas escolhidas a conclusão da obra está garantida, por conta de um remanejamento e uma rubrica de aproximadamente R$ 7 milhões que já existe para a BR 282, porém, para a conclusão da mesma, a estimativa de valores gira em torno de R$ 25 milhões. A diferença desses valores, em torno de R$ 18 milhões, poderá ser garantida obedecendo aos tramites legais junto ao Ministério do Planejamento.
Preocupados com o prazo, os parlamentares questionaram firmemente com relação retorno das obras. O DNIT de Santa Catarina prometeu o máximo de empenho possível, mas não garantiu prazo exato para retomada das obras, pois depende dos trâmites legais para as alternativas mencionadas. Por fim o DNIT de Santa Catarina se comprometeu a manter informada a Câmara de Vereadores de Xanxerê, diariamente, sobre os andamentos dos pleitos. Ao final da reunião, o sr. Névio Carvalho elogiou a postura dos vereadores de Xanxerê e a qualidade do relatório que foi protocolado, o qual detalhou com precisão a situação da BR 282 em Xanxerê.
Ainda na sexta-feira, os vereadores aproveitaram a passagem pela capital do estado, para visitar os deputados estaduais da região na Assembleia Legislativa. Durante as conversas os vereadores conseguiram junto aos deputados a liberação de mais de R$ 150 mil em subvenções para o município. Na próxima terça-feira (18), os vereadores concederão uma entrevista coletiva a imprensa as 9hs, no plenário da Câmara de Vereadores, para fazer uma ampla explanação sobre os resultados da viagem a Brasília e Florianópolis.