Câmara apoia campanha contra o Câncer de Mama
Câmara Seg, 09/10/2017 - 20:59

Câmara apoia campanha contra o Câncer de Mama

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê, Rita Pezzali usou a Tribuna Popular na Câmara Municipal de Xanxerê nesta segunda-feira (9), para relatar sobre os trabalhos da entidade e destacou que em 2009 iniciou no município a campanha Outubro Rosa.

Citou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode ser feito de maneira preventiva anual a partir dos 40 anos e se houvesse política pública, significaria 95% de chance de cura, tratamento menos mutilante e melhor qualidade para essas mulheres.

Em Xanxerê a realidade não é diferente. A maioria das mulheres não consegue fazer a radiografia de rastreamento periodicamente recomendada, porque os recursos são escassos.

Emocionada a Dra. Rita Pezzali agradeceu a mobilização deste mês, mas afirmou que isto é necessário o ano todo.

— Somos gratas a administração municipal que desde 2005 disponibiliza verba mensal a Rede Feminina a fim de auxiliar a manutenção de atividades de apoio às mulheres portadoras de câncer, com o objetivo de recuperar a sua autoestima e reintegra-las à sociedade. Mas precisa muito mais do que isso. Estou pedindo aos vereadores uma ajuda, que poderia ser parte do orçamento da Câmara no ano que vem, para auxiliar a prefeitura na realização dessas mamografias, — afirmou a presidente.

O presidente da Câmara, Adriano De Martini agradeceu a vinda de toda equipe da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Xanxerê, colocando o legislativo à disposição.

— Sabendo da importância do trabalho da Rede Feminina, entendo que é necessária uma atenção para se buscar atender este pleito, em especial, a demanda junto com o Executivo para continuar nesta luta da Rede Feminina de Combate ao Câncer, — afirmou Adrianinho.

A vereadora Ivone Sirino apresentou em plenário, uma Moção de Congratulações à Rede Feminina de Combate ao Câncer pelo nobre trabalho que realiza em Xanxerê, a qual foi subscrita e aprovada por unanimidade dos membros do Legislativo.

EQUIPE DA REDE FEMININA PRESENTE NA SESSÃO DA CÂMARA DIA 9 DE OUTUBRO