Câmara integra comissão que busca prevenir alagamentos
Câmara Mon, 19/11/2018 - 13:33

Câmara integra comissão que busca prevenir alagamentos

O presidente da Câmara Municipal de Xanxerê, Lenoir Tiecher, participou nesta segunda-feira (19) de uma reunião com a administração municipal e uma equipe da Defesa Civil de Santa Catarina que se encontra em Xanxerê para dar início ao estudo técnico, em função dos alagamentos que vem ocorrendo.

Junto com a defesa civil municipal e regional, o trabalho é de identificar possíveis locais onde poderão ser implantadas as bacias de contenção para evitar alagamentos durante o período de fortes chuvas. Esta ação em conjunto com a prefeitura, visa colocar em prática as ações de prevenção.

Participaram da reunião, o prefeito Avelino Menegolla com a equipe da prefeitura, o presidente da Câmara Municipal Lenoir Tiecher e o coordenador regional da Defesa Civil Luciano Peri. A equipe que já iniciou a visitação aos principais pontos de alagamentos é integrada pela geógrafa e engenheira agrônoma Laís Bernardino, o geólogo Humberto Alves da Silva e a engenheira sanitarista ambiental Suzana Costa.

— Segundo informação da equipe técnica, o trabalho inicial é verificar os locais onde acontecem as inundações para em seguida, observar as obras de estrutura onde existe possibilidade de fazer bacias de contenções, evitando assim a chegada do grande volume de água até o centro da cidade — afirmou o presidente Lenoir Tiecher.

A coordenação regional da Defesa Civil regional também está efetuando o levantamento com registros fotográficos e reportagens dos últimos 10 anos, referente ao transtorno que as chuvas causaram em Xanxerê, para auxiliar neste diagnóstico que a equipe da Defesa Civil de Santa Catarina realiza em Xanxerê. Essas informações podem ser enviadas diretamente para o email da defesa civil regional (xre@sdc.sc.gov.br).

— Este estudo já inicia agora e até o final deste ano a prefeitura deverá enviar um projeto para a captação de recursos necessários para executar todo trabalho — finalizou Lenoir Tiecher.