Câmara participa de reunião que busca solução para enchentes
Câmara Mon, 22/10/2018 - 14:00

Câmara participa de reunião que busca solução para enchentes

Nesta segunda-feira (22) a prefeitura de Xanxerê, a defesa civil regional e municipal, junto com diversas entidades, discutiram ações para solucionar os problemas com novas enchentes, sendo que esta demanda precisa ser planejada pelo município. Foram apontadas as mais diversas situações, pensando numa solução com ações de curto, médio e longo prazo para solucionar os pontos de alagamentos, bem como a construção de bacias de contenção das águas da chuva.

Nas ações previstas num curto prazo, estão a continuidade da limpeza do Rio Xanxerê, seguido de uma definição de áreas com maior necessidade de intervenção do poder público para a construção das bacias de contenção.

O município também irá oficiar a Defesa Civil de Santa Catarina, pedindo o apoio para um levantamento técnico, com profissionais verificando os locais. As bacias devem ser construídas nos afluentes do Rio Xanxerê, que passam pelos bairros Leandro, Nossa Senhora de Lourdes, Colatto, Veneza e na Linha Passo Trancado.

No encontro também foram discutidas ações de médio e longo prazo, com reforço a educação ambiental, atuação nas escolas com orientação aos alunos e comunidade em geral, além de estudos mais aprofundados para aprovação de novos loteamentos.

O município reforça que é preciso atuar neste sentido, a fim de evitar novos danos e prejuízos aos moradores e comerciantes das áreas mais afetadas com as enchentes.

Para o presidente da Câmara, o clima não tem como ser regulado mas podem ser realizadas atividades de conscientização e principalmente orientação.

“A comunidade sabe do transtorno quando temos um grande volume de água de chuvas em pouco tempo. Por isso é importante a colaboração em não jogar lixo de qualquer maneira pois os bueiros ou bocas de lobo, não conseguem absorver e dar a vasão necessária. Queremos junto com o executivo buscar soluções que tranquilizem os moradores”, afirmou o presidente Lenoir Tiecher.

tircher