Combate ao Abuso e Exploração Infanto Juvenil é abordado na Tribuna da Câmara
Câmara Seg, 15/05/2017 - 18:57

Combate ao Abuso e Exploração Infanto Juvenil é abordado na Tribuna da Câmara

Dentro da programação que visa aproximar as ações desenvolvidas pela comunidade e especialmente trazendo os debates até a Câmara Municipal, participou da sessão ordinária desta segunda-feira (15) a Psicóloga Karine Ferronato Preto, que integra o Fórum Municipal pelo Fim da Violência Sexual Infanto Juvenil de Xanxerê.

Para a psicóloga, “o Fórum desenvolve atividades anuais em Xanxerê, mas esta temática da Violência Sexual Infanto Juvenil, vem sendo levada principalmente para as escolas”.

“Na Câmara Municipal, também enfatizamos esta temática para que seja possível buscar políticas públicas e leis que ajudem a coibir os abusos, bem como se consiga a prevenção da violência especialmente nas crianças do município”.

A data de 18 de maio ficou instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000. O fato determinante foi em 18 de maio de 1973, quando uma menina de apenas 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, tendo seu corpo aparecido seis dias depois carbonizado e seus agressores, jovens de classe média alta, nunca terem sido punidos.

No Brasil, o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.