Comissão fiscaliza atendimento na saúde em Xanxerê
Câmara Wed, 17/10/2018 - 16:49

Comissão fiscaliza atendimento na saúde em Xanxerê

Atendendo convite da 2ª Promotoria de Justiça em Xanxerê para integrar uma comissão que fiscaliza o funcionamento nas Unidades Básicas de Saúde, nesta quarta-feira (17), representantes da prefeitura, secretaria de saúde, do Conselho Municipal de Saúde e vereadores, acompanharam mais uma etapa de visitas.

Todas as Unidades de Saúde participam da atividade que verifica a demanda existente, as formas de atendimento, a estrutura física e equipes de trabalho, somando-se ainda algumas entrevistas com as pessoas que estavam aguardando atendimento, ou seja, os usuários. Desta forma, todos os envolvidos foram ouvidos nesta coleta de informações.

— Este trabalho está bastante produtivo e interessante, segundo toda equipe já percebeu. Estamos fazendo um raio X da saúde e constatamos algumas práticas boas, que podem ser replicadas e algumas falhas mas que a gente consegue apresentar propostas. Tem melhoramentos que serão apresentados ao poder público e outros para o próprio usuário, — destacou o promotor de justiça, Dr. Marcos Augusto Brandalise.

Existem algumas Unidades Básicas que apresentaram uma realidade mais crítica na avaliação até aqui. No Bairro Vista Alegre, a fila de consulta estava com 3 a 4 meses e no Bairro dos Esportes, onde por conta deste grupo de trabalho, já sofreu a interferência de uma força tarefa. Nas demais Unidades a fila está entre 5 e 15 dias. A comissão trabalha na questão da forma de agendamento, forma de atendimento, demanda espontânea, e isso tem dado um resultado de imediato.

Quanto a próxima atividade desta comissão o promotor público citou que será realizada uma visita ao Hospital Regional São Paulo no pronto atendimento e também no 24 horas. Em seguida serão condensados esses dados para uma reunião com todos os médicos, visando apresentar o relatório e finalizar com uma audiência pública.

— Estimamos que a audiência pública aconteça ainda neste ano, onde nós vamos apresentar o resultado das informações, os dados levantados, e apresentar sugestões com propostas e melhoramento, o que vai ser um documento muito sólido para apresentar ao município e um melhoramento significativo da saúde, — citou o Dr. Marcos Augusto Brandalise.

Após o relatório que será entregue ao município, será aguardada uma resposta do poder público para monitorar as medidas adotadas na prática.

— Estamos otimistas com os resultados obtidos de melhoria nos serviços para a comunidade após o inicio do trabalho da comissão. Em nome da Câmara, agradecemos o envolvimento de todos e esperamos a compreensão daqueles que usam o sistema público, fazendo consultas, exames, e no entanto não retiram os mesmos no prazo, representando prejuízo ao município e também outras pessoas que deixam de ser atendidas, — enfatizou o presidente da Câmara Lenoir Tiecher.

Participaram das visitas de hoje, a secretária de saúde Irene Goralski, a presidente do Fundo Municipal de Saúde Giovana Zandoná, a enfermeira Marinês e o vereador Arnaldo Lovatel, indicado pelo Legislativo para este trabalho na comissão de fiscalização dos postos de saúde.