Conab recebe os vereadores e quer ampliação da duplicação da BR 282 em Xanxerê
Câmara Thu, 13/06/2013 - 12:48

Conab recebe os vereadores e quer ampliação da duplicação da BR 282 em Xanxerê

Os vereadores Fernando Callfass (PSDB), Wilson Martins dos Santos (PSDB), João Paulo Menegatti (PTB) e Amélio Radaeli (PMDB) tiveram mais um díade intenso trabalho na Capital Federal. Na tarde desta quarta-feira (12), os vereadores participaram de audiência junto a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), onde foram recebidos pelo Superintendente de Armazenagem do Órgão, Rafael Borges Bueno.
Para os vereadores, o encontro foi muito produtivo. Os parlamentares xanxerenses tiverem a informação de que o terreno, onde serão construídos os silos de armazenagem, devem obrigatoriamente estar em nome da Companhia Nacional de Abastecimento até o início de agosto deste ano, sob pena de inviabilizar a instalação da unidade no Município de Xanxerê. Essa exigência é norma estabelecida pelo Banco do Brasil, que é responsável pelo financiamento e licitação da obra, estimada em mais de R$ 30.000.000,00 (trinta milhões de reais).
Rafael Borges Bueno pediu empenho dos vereadores para cobrar do executivo municipal o projeto de lei que autoriza a doação do terreno o mais rápido possível para que o legislativo tenha tempo hábil para examinar e votar a doação da área onde será construído o armazém.
Durante a conversa com o Superintendente de Armazenagem da CONAB, um dos assuntos também foram as obras da BR 282. O assunto entrou na pauta porque uma das exigências do Governo Federal para a implantação destas unidades de armazenamento é além da localização estratégica, a estrutura logística.  Nesse sentido, além da conclusão do trecho já previsto no primeiro contrato licitação se faz necessário a ampliação da duplicação nos limites mínimos para que não ocorra uma aglutinação, sobretudo de caminhões na entrada na unidade.
Diante das informações repassadas pelos vereadores, a CONAB vai realizar uma reunião nesta quinta-feira (13) com o Ministério dos Transportes e com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para solicitar a imediata conclusão da duplicação da BR -282, bem como sua ampliação no sentido Xanxerê-Faxinal dos Guedes.

Outras visitas
Durante esta quarta-feira, os vereadores visitaram ainda os Deputados Federais Luci Choinacki (PT), Esperidião Amin (PP), Valdir Colatto (PMDB), Celso Maldaner (PMDB), Mauro Mariani (PMDB), Ronaldo Benedt (PMDB), Jorge Boeira (PSD), Carmem Zanotto (PPS), João Pizzolatti (PP), Décio Lima (PT) e Edinho Bez (PMDB). A todos esses parlamentares, os vereadores entregaram o relatório elaborado pela Câmara de Vereadores, solicitando o empenho para que os senadores e deputados somem forças para resolverem o problema da BR-282 em Xanxerê.
Nesta quinta-feira (13/06), os vereadores têm audiências marcadas com a Ministra das Relações Instituicionais, Ideli Salvati, e com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Tranposportes (DNIT), além das audiências com os demais Deputados Federais.