Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher e da Juventude são conquistas históricas em Xanxerê
Gabinetes Thu, 26/07/2018 - 16:12

Finalmente, após 5 anos da aprovação das Leis que criam o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Conselho Municipal da Juventude, os/as membros dos mesmos foram empossados/as, na última terça-feira (24).

O Conselho Municipal da Juventude foi primeiro projeto apresentado na legislatura 2013-2016, e foi de co-autoria do vereador Adrianinho, que militou por muitos anos na Pastoral da Juventude e trouxe esta pauta para o legislativo.
Foram realizadas diversas conversas com entidades de juventude na época e feita uma audiência publica, coordenada pelo mandato do vereador, para se chegar a um texto do Projeto de Lei que estivesse de acordo com os anseios da juventude xanxerense.

Para que os Conselhos pudessem ser efetivados, era preciso um Decreto de Instituição dos mesmos, feito pelo Executivo. Os Decretos aconteceram pela vontade política do Vereador Adrianinho, quando assumiu a Prefeitura Municipal de Xanxerê por 11 dias, em janeiro de 2018.

Com os Decretos assinados pelo Prefeito Adrianinho, era preciso apenas o ato oficial de posse. Os Conselhos já tem autonomia para propor e deliberar ações de políticas públicas para as mulheres e juventude, e podem auxiliar a pensar estratégias de ações com esses públicos.

Para Adrianinho, que prestigiou o evento de posse e foi muito lembrado pelos componentes da mesa, a efetivação dos Conselhos é uma verdadeira conquista histórica, tanto para as mulheres, como para a juventude xanxerense.

- Nós acompanhamos todos os trâmites, desde a aprovação das Lei na Câmara de Vereadores e tive a determinação de assinar os Decretos de Instituição no período em que estive como Prefeito Municipal. Considero que toda a população xanxerense tem a ganhar com o andamento dos trabalhos dos Conselhos e nós estaremos sempre a disposição e presentes para ajudar, cada vez mais, a priorizar e construir políticas públicas para mulheres e para toda a juventude, visto a escassez e necessidade de ações para esses públicos. É uma alegria poder fazer parte desta história - finaliza Adrianinho.