Conselhos Municipais tomam posse em Xanxerê
Câmara Wed, 25/07/2018 - 13:48

Conselhos Municipais tomam posse em Xanxerê

Instituídos em 2013, dois Conselhos Municipais empossaram seus novos membros nesta terça-feira (24) em Xanxerê.

Trata-se do Conselho Municipal da Juventude – CMJ criado pela Lei Ordinária nº 3564 e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM, instituído através da Lei Ordinária nº 3505.

A cerimônia ocorreu na sede da Câmara Municipal com a presença de vereadores, autoridades, representantes de diversas entidades e associações e lideranças da comunidade.

O Conselho Municipal da Juventude tem como atribuição, auxiliar o Poder Executivo de forma consultiva com relação aos planos e ações de governo voltadas aos interesses da juventude, garantindo a participação da sociedade civil. Também estabelece diretrizes de atuação, planejamento e implementação de políticas voltadas para a juventude, para realizar atividades e eventos educativos, científicos, culturais e profissionalizantes, entre outros.

Fazem parte do Conselho Municipal da Juventude, representantes do Poder Público, entidades representativas e representantes da sociedade civil dos segmentos de juventude, sendo: Um representante do Diretório Central dos Estudantes da Unoesc Campus de Xanxerê; Dois representantes de escolas do município; Um da Secretaria de Educação; Um da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer; Um da Secretaria de Desenvolvimento Social; Um da Associação Empresarial de Xanxerê; Um de cada Associação Juvenil de todos os credos religiosos; Um da JCI; Um da Liga Independente de Carnaval; Um do Rotaract; Um da Comissão do Jovem Advogado da Subseção da OAB/SC; e Um representante da Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência de Xanxerê.

Por seu lado o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM é o órgão permanente, paritário, deliberativo, controlador, consultivo e fiscalizador da política de defesa dos direitos da mulher, tendo como finalidade, assegurar à mulher o exercício pleno de sua participação no desenvolvimento social, econômico, político e cultural da sociedade.

Cabe ao Conselho cooperar na elaboração e no acompanhamento de políticas públicas que visem à ampliação da participação da mulher.

O CMDM é formado por um representante de órgãos governamentais e não governamentais, sendo: Secretaria do Desenvolvimento Social; Secretaria de Saúde; Secretaria de Políticas Ambientais; Secretaria de Educação; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; e representante da Câmara de Vereadores.

Não governamentais tem representante da Liga Feminina de Combate ao Câncer; Sindicato dos Empregados do Comércio; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Associação das Senhoras Rotarianas; Representante do Lions Clube; Representante de entidade de atendimento à pessoa idosa; Representante de entidade de atendimento à pessoa com deficiência e representante da CDL e da ACIX.

“Para nós vereadores, esta é mais uma grande conquista onde a comunidade pode participar diretamente das decisões, sendo os Conselhos, ferramentas para debater e buscar o benefício coletivamente tanto para a juventude como para as mulheres”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Lenoir Tiecher.

MEMBROS DO CONSELHO DOS DIREITO DAS MULHERES

MEMBROS DO CONSELHO DA JUVENTUDE