Convênio entre Xanxerê e a UFFS pode garantir melhorias na saúde do município
Gabinetes Tue, 24/07/2018 - 17:27

Convênio entre Xanxerê e a UFFS pode garantir melhorias na saúde do município

O Vereador Adrianinho apresentou, na última sessão do mês de julho (18), uma indicação “para que o Executivo Municipal através da Secretaria de Saúde juntamente com o Hospital Regional São Paulo realize estudo e posterior firme convênio com o curso de medicina e de enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS de Chapecó para que os acadêmicos possam realizar a interação com a comunidade, desde o ciclo básico até o internato e residência médica, na Rede Pública de Saúde de Xanxerê.”

Ainda no ano de 2016 a Câmara Municipal de Xanxerê aprovou Projeto de Lei que “Dispõe sobre o Programa de Residência Médica do município de Xanxerê, SC, disciplina o pagamento de bolsa destinada aos médicos residentes e aos preceptores, e dá outras providências”, visando firmar convênios com Cursos de Medicina.

Tal reivindicação, visa fortalecer os primeiros encaminhamentos já dados sobre o assunto. Adrianinho garantiu uma reunião com representantes da UFFS, Hospital São Paulo, Prefeitura Municipal, que deliberou uma grande possibilidade de garantia desta parceria, que poderá trazer ótimos resultados para a saúde do município.

Segundo Adrianinho, o Programa de Residência Médica na Área da Saúde do Município de Xanxerê, tem nove grandes objetivos em diversas possibilidades de atuação. Ele será destinado aos estudantes, docentes e trabalhadores da área da saúde, como estratégia de articulação entre as Políticas Nacionais de Educação Permanente em Saúde, de Humanização e de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, visando o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde.

- Desde o nosso primeiro mandato estamos trabalhando para melhorar as condições da saúde em Xanxerê. Essa parceria com a UFFS tem muito a ajudar o nosso município. Já intermediamos duas reuniões para avançar nas tratativas e garantias para que os estudantes e profissionais da Universidade possam trabalhar em Xanxerê. Essa instituição é uma conquista de toda a região e agora essa alternativa criativa e inovadora, pode ajudar a melhorar todo o atendimento de saúde no município de Xanxerê - finaliza Adrianinho.