Críticas a saúde marcaram sessão da Câmara de Vereadores
Câmara Tue, 14/06/2022 - 18:55

Críticas a saúde marcaram sessão da Câmara de Vereadores

Xanxerê 14/06/2022 – A sessão da Câmara Municipal de Xanxerê, realizada nesta segunda-feira (13), foi marcada, entre outras coisas, pela crítica de vários vereadores ao serviço de saúde do município. Quem iniciou o tema na tribuna do legislativo foi o vereador Altair Rossato (Dentinho), que criticou a falta de comprometimento de alguns servidores da saúde que, até informação se negam a prestar com clareza. O vereador disse que foi procurado por moradores que reclamaram do atendimento no posto de saúde do bairro Nossa Senhora de Lourdes, que tem causado grande transtorno para a população.
O vereador Serginho Nunes foi no embalo e disse que também tem recebido diversas reclamações, não só do Nossa Senhora de Lourdes, mas também de outros postos de saúde do município de Xanxerê. O vereador criticou também a demora no atendimento as pessoas, que em muitos casos leva até 60 dias para poder fazer a consulta. Outra reclamação, de acordo com o vereador, é sobre a farmácia central na qual, além da demora no atendimento, há falta de remédios. O Professor Alessandro Antoniolli, em seu pronunciamento, disse que é necessário humanizar um pouco mais o atendimento nos postos de saúde. De acordo com o vereador algumas situações seriam muito mais fáceis de ser resolvida, se houvesse boa vontade de alguns servidores da saúde em ajudar as pessoas que procuram os postos para resolver seus problemas de saúde. Antoniolli destacou que tem casos em que a pessoa ao chegar para a consulta aponta que está com três problemas de saúde e o médico acaba dizendo que só atende um caso em especifico. Para o vereador o profissional deveria encaminhar os três problemas e não obrigar o paciente a ir em uma nova consulta para resolver os outros.
O presidente da Câmara, Sidinei Mesnerovicz, também usou a tribuna e falou da questão da saúde. Sidão relatou que na última semana recebeu reclamações de atendimentos inadequados do Bairro Aparecida. O presidente da casa destacou ainda que os vereadores recebem frequentemente reclamações relatando problemas no município, sendo o seu papel receber estas reivindicações da comunidade e tentar resolver.
Já o vereador Cabo Oliveira trouxe para debate um problema de saúde pública. O vereador criticou a forma como o saneamento básico está sendo tratado em Xanxerê. De acordo com o vereador em todos os bairros do município há problemas com esgoto e a administração municipal não tem tomado nenhuma providência com relação a CASAN, que é a concessionária de água e esgoto do município. Cabo Oliveira criticou a inércia do executivo em não cobrar a empresa que está em débito com o município de Xanxerê.
A Câmara de Vereadores se reúne novamente nesta quarta-feira 15/06, para a 4ª sessão plenária do mês de junho. A população pode acompanhar as sessões de forma presencial ou pelo TV Câmara, por meio do Facebook, a partir das 19 horas.