Defesa Civil Regional destaca projetos e ações de controle das cheias
Câmara Tue, 11/12/2018 - 19:52

Defesa Civil Regional destaca projetos e ações de controle das cheias

O coordenador regional da Defesa Civil em Xanxerê, Luciano Peri, apresentou um relato aos vereadores e a comunidade sobre os planos e projetos com ações de controle dos alagamentos no município. Lembrou que Santa Catarina sofre com desastres há 30 anos.

— Xanxerê registrou desde 1980 até os dias atuais, 114 eventos (desastres), com danos humanos num saldo de 25 mortos e 108.058 afetados, o que gerou mais de 102 milhões de prejuízos — destacou o coordenador regional.

Reforçou o projeto de contenção das cheias em Xanxerê pois as inundações ocorrem pelos leitos dos rios serem menores. Existe a necessidade de atenção quanto à urbanização e a implementação de bacias de contenção das cheias.

— Alternativas apresentadas para controle das cheias em Xanxerê seriam a limpeza e proteção, bacias de acumulação, diques de retenção e medidas estruturais. O primeiro passo nas ações estruturantes seria a limpeza do rio, que já está em andamento e deve ser seguida da proteção nas margens — afirmou.

Em Xanxerê, no mês de março de 2018, foi inaugurado o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) que surgiu para atender a população e que reúne 42 instituições trabalhando juntas, atendendo todo o estado.

A estrutura do Cigerd possui cerca de 160 m² e construída com 9 módulos de ferro galvanizado, sendo autossuficiente, capaz de permanecer operando mesmo sem energia elétrica. Conta com equipamentos modernos, sala de reuniões e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha, num investimento de mais de R$ 850 mil. Este projeto foi idealizado numa parceria entre a Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Prefeitura de Xanxerê que cedeu o terreno.

A coordenação regional da Defesa Civil, órgão sediado em Xanxerê, dá cobertura para 20 municípios do Oeste de Santa Catarina.

Ao final da apresentação dos projetos e atividades, o presidente da Câmara Lenoir Tiecher agradeceu o coordenador regional pela sua participação e divulgação do trabalho na Câmara e também para toda a comunidade através da TV Câmara e das redes sociais.