Equipe da Epagri de Xanxerê faz prestação de contas da entidade na Câmara
Câmara Wed, 11/12/2019 - 19:14

Equipe da Epagri de Xanxerê faz prestação de contas da entidade na Câmara

A tribuna da Câmara foi utilizada nesta quarta-feira (11) pelos extensionistas da Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, Edy Alexandre Bortoluzzi e Dulcinéia Censi para relatar as principais atividades desenvolvidas.

Hoje as agroindústrias de Xanxerê ou o agronegócio, está sendo fomentado através da Epagri e alcança o destaque nacional. Foram recebidas visitas de delegações de Minas Gerais e Brasília. Uma missão da Argentina e outra missão do Banco Mundial que contou com acompanhamento de mais 8 estados.

Xanxerê é reconhecida por ser referência em suas mais de 14 agroindústrias formalizadas, além de diversas outras em processo de adequação. Nesta semana, por exemplo, estiveram no município produtores de Pinhalzinho e Maravilha, visitando as agroindústrias de Xanxerê, seguido de Marema e Entre Rios.

— Este trabalho da Epagri vem sendo desenvolvido em parceria com diversas outras entidades e mostra o empenho e aptidão do produtor, as políticas públicas utilizadas, a questão de mercado, onde nosso produtor tem esta sensibilidade de identificar e produzir. Exemplo claro disso é a produção do feijão preto predileto que tem um caldo diferenciado e colocação garantida no mercado que é diferenciado — destacou Edy Alexandre Bortoluzzi.

Foram destacados ainda os principais projetos desenvolvidos pela Epagri, desde a produção de grãos, piscicultura, produção de leite, pastagens, apicultura, horticultura, políticas públicas e o fomento para ganho na produtividade e apoio ao desenvolvimento da região com novas tecnologias de produção.

A explanação foi concluída com ênfase a gestão de negócios e mercado, considerando que na agroindústria e empreendimentos diversos, hoje são mais de 40 unidades trabalhadas, desde a produção, processamento, comercialização, legalização, gestão e rastreabilidade.