Facebook Twitter YouTube RSS
+ - TAMANHO DO TEXTO

NOTÍCIAS

Exposição na Câmara mostra a evolução em 45 anos do Hospital Regional São Paulo
Câmara Tue, 03/12/2019 - 16:41

Exposição na Câmara mostra a evolução em 45 anos do Hospital Regional São Paulo

Uma exposição pensada pelo Grupo de Humanização do Hospital Regional São Paulo (HRSP), e organizada pelos setores de Imprensa e Arquivo e Estatística (Same), com o intuito de mostrar toda a evolução conquistada ao longo das quatro décadas e meia de atuação do hospital estará na Câmara Municipal de Xanxerê até o próximo dia 17 de dezembro (terça-feira).

Por meio de imagens fica a demonstração de que o HRSP manteve ao longo dos anos uma constante busca por modernização, tanto na estrutura física e de equipamentos, quanto nas ações de atenção ao paciente e humanização. Ao todo, são dez banners que apresentam fotos da década de 1970, ou os primeiros registros de setores, e trazem comparações com a realidade de 2019.

O Hospital Regional São Paulo surgiu pela iniciativa de um grupo da comunidade local chamado de “Sociedade São Paulo”, com o objetivo de construir um hospital para atender os habitantes da cidade de Xanxerê e região. A mobilização iniciou na década de 1960, mas a obra física só foi concluída em 1973. Como havia a necessidade de equipar o prédio e efetuar a contratação de funcionários e médicos, a Sociedade São Paulo decidiu efetuar a doação do Hospital para o Governo do Estado de Santa Catarina.

Foi então que o Estado procurou a Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), entidade das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, para que assumisse a gestão do Hospital. O acordo entre o Governo do Estado e a ASSEC foi firmado em 14 de dezembro de 1973, sendo que o Estado se comprometeu em disponibilizar os equipamentos básicos ao Hospital, para que então a gestão passasse a ser exercida pela associação.

O início do ano de 1974 foi marcado pelo trabalho intenso das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora no Hospital Regional São Paulo, que cuidaram desde a limpeza do prédio, que estava fechado desde a conclusão da obra, até a montagem e organização de todos os equipamentos e materiais que seriam necessários para a abertura da instituição. O atendimento ao público iniciou no dia 22 de abril de 1974, porém, a inauguração oficial aconteceu somente em 19 de julho de 1974, por ocasião da visita do então governador Colombo Sales ao município de Xanxerê.

De abril a dezembro de 1974, naquele primeiro ano de atividade, o hospital efetuou mais de 1.700 atendimentos, incluindo cirurgias gerais, cirurgias pediátricas e cesarianas, casos de emergência, exames laboratoriais, exames de Raio X e atendimentos ambulatoriais. Estes números hoje parecem insignificantes, mas que 45 anos atrás representavam um grande diferencial na qualidade de vida dos habitantes de Xanxerê.

O presidente da Câmara Municipal destacou a parceria com o Hospital Regional São Paulo e na importância de apresentar esta história para nossa comunidade.

— Entre os projetos desenvolvidos neste ano pelo Legislativo, registramos um agradecimento a todos que contribuíram com mais esta exposição na Câmara. Parabenizamos ao Hospital Regional São Paulo através de toda sua equipe e convidamos a população para que visite a sede da Câmara no horário de atendimento das 13h às 19h onde de forma gratuita a comunidade tem acesso — afirmou Arnaldo Thomaz Almeida Lovatel.

HRSP2

YouTube

2013 - 2OP DIGITAL

Câmara Municipal de Vereadores de Xanxerê
CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE XANXERÊ
RUA RUI BARBOSA, 238, CENTRO / 49 3433-0648
89820-000 / XANXERÊ-SC