Facebook Twitter YouTube RSS
+ - TAMANHO DO TEXTO

NOTÍCIAS

MESTRES DOS SABERES E FAZERES DA CULTURA POPULAR SERÃO RECONHECIDOS
Gabinetes Seg, 21/08/2017 - 17:47

MESTRES DOS SABERES E FAZERES DA CULTURA POPULAR SERÃO RECONHECIDOS

Na pauta da Sessão da Câmara neste primeiro dia da Iª Semana Municipal do Folclore de Xanxerê, o vereador Ricardo lira da Costa apresentou um Projeto de Lei que visa instituir a Lei de Reconhecimento e Promoção dos Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres da Cultura Popular, a ser executada pela Câmara de Vereadores de Xanxerê.

Esta titulação servirá para reconhecer e incentivar a manutenção das atividades desenvolvidas pelos mestres de cultura popular do município, previamente identificados através do processo de pesquisa e, posteriormente, reconhecida como tal por meio de análise/avaliação do Conselho Municipal de Cultura.

Para os fins desta lei compreende-se por Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres:
I - Pessoas que se expressam através de diversas linguagens artísticas populares, ritos sagrados, festas e feiras comunitárias, brasileiros natos ou naturalizados, cuja vida e obra foram dedicadas à proteção, promoção e desenvolvimento da cultura tradicional brasileira;
II - De sabedoria notória, reconhecida entre seus pares e por especialistas;
III - Com longa permanência na atividade e capacidade de transmissão dos conhecimentos artísticos e culturais;

Todos os que forem reconhecidos com a qualidade de Mestres e Mestras dos Saberes das Culturas Populares terão direitos à Diplomação Solene, efetivada durante as comemorações da Semana do Folclore.

É dever daqueles reconhecidos como Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares o desenvolvimento de atividades ensejadoras do reconhecimento, principalmente quanto à manutenção da prática e à transmissão de conhecimentos.

Este projeto de Lei visa, principalmente, preservar o patrimônio cultural imaterial do município e do Brasil e as mais diversas manifestações da cultura popular brasileira. Além de significar universalização do acesso à cultura, custodiar e zelar pelo registro e pela continuidade destes saberes e fazeres populares.

YouTube

2013 - 2OP DIGITAL

Câmara Municipal de Vereadores de Xanxerê
CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE XANXERÊ
RUA RUI BARBOSA, 238, CENTRO / 49 3433-0648
89820-000 / XANXERÊ-SC