Ivan Marques solicita Implantação da Escola Cívico-Militar
Gabinetes Wed, 01/12/2021 - 20:28

Ivan Marques solicita Implantação da Escola Cívico-Militar

Na sessão do dia 24 de Novembro de 2021, o vereador Ivan Marques em conjunto com os vereadores Evandro Saibro e Sergio de Souza Nunes, apresentaram indicação para que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, viabilize a documentação necessária para conveniar o Município de Xanxerê-SC junto aos Governos Estadual e Federal para a implantação de uma Escola Cívico-Militar.

O Programa Nacional das Escolas Cívico - Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

“Os alunos, além de estudarem as matérias pertinentes de sua classe escolar, também colaboram nas atividades de organização administrativa e de ambientes da escola, na recuperação de instalações, manutenção de equipamentos, busca ativa de alunos - minimizando a evasão escolar, no atendimento aos pais e responsáveis e no apoio à capacitação de servidores. Xanxerê tem total potencial tanto na quantidade de alunos quanto em estrutura para instalar o modelo sugerido” – destaca Ivan Marques.

O modelo implementado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares. O Estado de Santa Catarina conta com 4 escolas já em funcionamento (Biguaçu, Palhoça, Itajaí e Chapecó).