Moradores do Bairro Jardim Tarumã cobram melhorias nas Ruas
Câmara Wed, 14/07/2021 - 18:20

Moradores do Bairro Jardim Tarumã cobram melhorias nas Ruas

Na sessão desta quarta-feira, 14, na Câmara Municipal de Xanxerê, a Tribuna Popular foi utilizada por Stefani Zerbinatti de Oliveira e Rosângela Zuck de Siqueira da Associação de Moradores do Bairro Jardim Tarumã, onde explanaram sobre a situação das ruas e cobraram as melhorias necessárias. Também foram debatidos 1 projeto de lei em segunda votação e redação final, 5 projetos de lei em primeira votação, 10 indicações, 1 requerimento e 3 moções.

“Estamos há vários anos pedindo que seja realizado recapeamento total das ruas do nosso bairro. A situação é caótica, pois não dá para andar devido a quantidade de buracos no asfalto. Muitos moradores já quebraram seus veículos, quando chove não dá pra andar de a pé, não sabemos mais o que fazer. O bairro está abandonado e nessa situação, nossas propriedades estão perdendo valor. O bairro existe desde 1975 e poucas ações de melhorias foram feitas. Por isso, estamos implorando para que a prefeitura resolva nosso problema urgentemente” – relatam as moradoras.

Moradores do Bairro Jardim Tarumã presentes na Sessão

Proposições

Nas indicações os vereadores cobraram do Executivo Municipal a manutenção com patrolamento, tubulação e cascalhamento de estradas do interior, recuperação, modificação e pavimentação asfáltica de ruas em bairros, poda em árvores e retirada dos entulhos, pintura de faixa de pedestres e reabertura da Praça Tiradentes.

Através de requerimento, solicitou-se para que a Prefeitura Municipal convoque audiência pública para discutir questões pertinentes ao estacionamento rotativo e mobilidade urbana de Xanxerê.

Para o Senado Federal, foi aprovada Moção de Apelo afim de que seja agilizada a votação do projeto de Lei 5222/20 que altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), para dispor sobre a inexistência de infração de circulação, parada e estacionamento relativa aos veículos de socorro de incêndio e salvamento, aos de polícia, aos de fiscalização e operação de trânsito e às ambulâncias.

Já para a Prefeitura de Xanxerê, será encaminhada Moção de Apelo pela recuperação urgente da camada asfáltica do Bairro Jardim Tarumã em todas as suas ruas, atendendo ao apelo das lideranças que ocuparam a tribuna. E, ao Colégio Expressivo, Moção de Aplausos pela Campanha “Criança não namora, nem de brincadeira”.

Momento da Palavra Livre
tribuna

Todas as proposições foram aprovadas e seguem para os órgãos competentes. A próxima sessão acontece no dia 19/07, segunda-feira, às 19:00 no Plenário da Casa Legislativa. Participe!