Pacientes de Hemodiálise na região da Amai podem ficar sem o serviço
Câmara Mon, 10/02/2020 - 20:06

Pacientes de Hemodiálise na região da Amai podem ficar sem o serviço

O diretor da Clínica Renal de Xanxerê, Dr. Mauricio Rezende, participou da sessão da Câmara nesta segunda-feira (10) e explanou aos vereadores sobre a real situação da terapia renal substitutiva, principalmente o serviço de hemodiálise, que é o único credenciado para atender a região mas está passando por uma crise sem precedentes em termos financeiros.

— Estamos mais de três anos novamente sem o aumento do repasse o que está inviabilizando financeiramente a continuidade do tratamento para esses pacientes que precisam da assistência médica especializada em nefrologia — afirmou o Dr. Mauricio.

Atualmente em Xanxerê são atendidos 56 pacientes em programa de terapia renal substitutiva com hemodiálise.

— Mais de 95% dos pacientes, são atendidos pelo Sistema Único de Saúde, são pacientes que dependem exclusivamente do SUS. O repasse vem do ministério da saúde ao Estado que fica encarregado de repassar esse valor ao serviço credenciado, mas a Clínica em Xanxerê fica até 90 dias sem receber o repasse que já não cobre os custos mínimos — afirmou o diretor.

O principal da reivindicação é do valor insuficiente. Hoje se recebe R$194,20 o valor da sessão. E Isso já tem inclusive planilhas apresentadas ao Ministério da Saúde e demais autoridades, que comprovam que o custo mínimo está na faixa de R$250,00. Isto seria valor de custo na verdade para conseguir manter o serviço.

— Infelizmente o Ministério da Saúde não tem atendido as reivindicações da Sociedade Brasileira de Nefrologia, que realmente estamos a beira do caos, e vai se tornar insuficiente financeiramente e os prestadores de serviço não irão conseguir manter o atendimento, que é algo mais grave por se tratar de uma doença degenerativa e precisa de uma condição de saúde otimizada. A tabela extremamente defasada pode ocasionar o pedido de rescisão de contrato com o Estado e o fechamento do serviço em Xanxerê — citou o Dr. Mauricio Rezende.