Participação popular marca a Sessão da Câmara de Xanxerê
Câmara Wed, 08/12/2021 - 21:08

Participação popular marca a Sessão da Câmara de Xanxerê

Expansão da empresa Vantec e Reajuste dos Profissionais da Saúde foram temas da Tribuna Popular

Nesta quarta-feira, 08/12, o Legislativo de Xanxerê realizou sessão ordinária. Na oportunidade, durante a Tribuna Popular, o empresário Adriano Vanzin apresentou o projeto de expansão da Vantec. Em seguida, a enfermeira Luana Agnoletto Reis da Secretaria Municipal de Saúde explanou sobre o reajuste dos profissionais da Saúde. Os vereadores apreciaram 7 emendas ao PL nº 35/2021 em votação única, 1 projeto em segunda votação e redação final, 2 projetos em primeira votação, 2 moções, 2 requerimentos e 2 indicações.

1
Adriano Vanzin apresentando o Projeto de expansão da empresa Vantec

2
Luana Agnoletto Reis falando sobre o Piso da enfermagem aprovado no Congresso Nacional

Proposições

Através de moções de apelo, solicitou-se que a Secretaria Municipal de Educação aumente a faixa de rendimento para 5 salários mínimos, estipulada no Decreto 261/2020 que define as diretrizes para concessão de vagas de creches, bem como simplifiquem e diminuam a burocracia para os solicitantes das vagas. Ao Governo de Santa Catarina, cobrou-se para que reconheça e decisão do STF e aplique a incidência de 17% de ICMS sobre a energia elétrica, ao invés de 25%.

Foram aprovados dois requerimentos. O primeiro, ao Ministério Público para que forneça a lista de espera de cirurgias e de exames do SUS, e, o segundo, à Secretaria Regional de Educação, para envie informações sobre fechamento das turmas de 6º ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik, para relocação em outra escola Estadual, Aparício Júlio Farrapo, que não pertence ao zoneamento da comunidade em questão.

Nas indicações os vereadores cobraram da Prefeitura Municipal a revitalização da Área de Preservação Permanente (APP), desassoreamento e limpeza do córrego na rua São João no Bairro Leandro, e que revise do plano de carreira e remuneração dos profissionais da educação básica municipal de Xanxerê.

A próxima sessão acontece na sexta-feira, 10/12, às 19:00 horas. Acompanhe a atuação dos vereadores pelo Facebook e TV Câmara.