População deve seguir protocolo para redução de contágio pelo novo Covid 19
Câmara Fri, 17/07/2020 - 12:40

População deve seguir protocolo para redução de contágio pelo novo Covid 19

Uma reunião na sede da Câmara Municipal de Xanxerê nesta quinta-feira (16) buscou colher sugestões e também definir ações nos mais diversos segmentos do comércio e indústria do município. O foco principal foi a redução da curva da pandemia.

Participaram do evento promovido pela equipe da vigilância em saúde da secretaria municipal de saúde de Xanxerê, representantes dos poderes executivo e legislativo, supermercadistas, associações, entidades e empresários.

Se busca neste momento a conscientização de toda comunidade, iniciando com o comércio e indústria, pois o objetivo não é multar, mas sim, prevenir. Neste sentido, é necessária uma série de restrições e limitações com cuidados, criando um padrão e que deve ser seguido pelo empresariado, num protocolo de ações e regras em cada local.

O encontro serviu para tirar dúvidas sobre o decreto estadual, o trabalho de fiscalização e regionalização de ações, casos de internamentos no Hospital Regional São Paulo e tiradas dúvidas quanto à contaminação.

É fundamental toda população se preocupar com os cuidados, para evitar até o fechamento do comércio novamente. Para isso o município precisa buscar manter o equilíbrio do novo vírus, evitando também as vítimas fatais. Todos devem se adaptar em suas atividades e seguir os protocolos de restrições indicados, para evitar o fechamento.

Estiveram na reunião da secretaria de saúde, o presidente da Câmara Municipal, o secretário de administração do município, diretores e representantes de supermercados, presidente ou representante da Associação Empresarial de Xanxerê – ACIX, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Xanxerê, Sindicato do Comércio Varejista de Xanxerê – SINCOVAR, Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Alto Irani – SIVAGAI, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Xanxerê – SIMMEX,  Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Xanxerê, Sindicato da Construção Civil da Região da AMAI, Conselho Municipal de Saúde e União Xanxerense das Associações de Moradores.