Presidente da Câmara participa do lançamento da Campanha Junho Violeta
Câmara Wed, 15/06/2022 - 16:45

Presidente da Câmara participa do lançamento da Campanha Junho Violeta

Xanxerê 15/6/2022 – Os números de abuso aos direitos das pessoas com mais de 60 anos aumentaram exponencialmente, escancarando a importância do debate sobre a proteção desse grupo. A violência contra as pessoas da terceira idade é muito recorrente, devido a isso foi criado o mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa, o Junho Violeta.
A violência contra os idosos é um dos problemas mais sérios que o Brasil enfrenta. De acordo com o Estatuto do Idoso, promulgado pela Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, ela se dá como qualquer ação ou omissão que for praticada em local público ou privado que leve à morte ou a algum dano psicológico ou físico.
De janeiro a abril de 2022, houve um registro de 27 mil denúncias de violência contra a pessoa idosa, segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), o canal oficial de comunicação com o Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos. Durante o período de isolamento social, os números aumentaram expressivamente.
Em Xanxerê a campanha do Junho Violeta foi lançada nesta quarta-feira (15), Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, em evento que ocorreu no Centro de Convivência Conviver, no Bairro La Salle, e contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores Sidinei Mesnerovicz.
“O Junho Violeta e o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa são datas importantes para incentivar o combate a violações da integridade física e psicológica dos idosos. Além disso, alertam para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e assegure os direitos desse público”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Xanxerê, Sidão.