Presidente da Câmara prestigia Conferência da Saúde Mental em Xanxerê
Câmara Thu, 28/04/2022 - 13:35

Presidente da Câmara prestigia Conferência da Saúde Mental em Xanxerê

Xanxerê 28/04/2022 – O presidente da Câmara Municipal de Xanxerê, Sidinei Mesnerovicz, Sidão, prestigiou a I Conferência de Saúde Mental de Xanxerê. Convocada pela Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria de Saúde, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental reuniu nessa quarta-feira (22), na sede do Centro de Convivência Conviver do Bairro La Salle,  um grande número de pessoas, entre profissionais de saúde, educação, assistência, estudantes, gestores de saúde, usuários do SUS e demais interessados em participar da avaliação das ações já desenvolvidas e discussão de novas propostas de políticas públicas de promoção dos serviços da Atenção Psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS).
A Conferência é o momento prioritário dentro da previsão legal das Leis 8080/90 e 8142/90, onde se analisam e atualizam as necessidades relacionadas à Política de Saúde Mental. É um espaço para construção de proposições para se avançar na implementação, consolidação e organização dos serviços desta política, em consonância com as diretrizes do SUS e da Atenção Psicossocial baseada nos princípios da Reforma Psiquiátrica.
“É um momento importante para discutir ações sobre os sintomas psíquicos e transtornos mentais que por vezes são negligenciados devido à preconceitos e tabus. É aqui no município e nos postos de saúde que o profissional da área conhece a verdadeira realidade desta situação. E a Câmara de Vereadores, que é a casa do povo e das leis, precisa e tem que apoiar estes tipos de debates”, disse o presidente.
Presidente Sidão na Coferência de Saúde Mental