Presidente da Câmara relata atividades em prestação de contas
Câmara Tue, 18/12/2018 - 08:44

Presidente da Câmara relata atividades em prestação de contas

Usando o momento da Palavra Livre na última sessão ordinária deste ano, o presidente Lenoir Tiecher apresentou um resumo das principais atividades realizadas em sua gestão. As informações também foram compartilhadas em coletiva com a imprensa.

— Buscamos ampliar ainda mais a aproximação com a comunidade através de ações e atividades desenvolvidas com diversas parcerias, a quem temos muito que agradecer neste momento de final de ano — afirmou o presidente Lenoir Tiecher.

Uma novidade foi a criação da Escola do Legislativo através da Resolução LT 20/2018, que vai absorver todas as atividades desenvolvidas até agora no projeto ”Câmara e Você”, sendo o Câmara Jovem, Câmara Mulher e Câmara Cultural.

Na Escola do Legislativo, já estão confirmados dois cursos para o 1º semestre de 2019, sendo de Oratória, e Excelência no Atendimento ao Público e Postura Profissional. Também serão disponibilizados de forma gratuita, cursos à distância, que estarão no site da Câmara no início de 2019 em link específico para as atividades em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O Projeto Câmara Mulher realizou em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, uma exposição na Câmara para destacar os 15 anos de atividade na sede e 10 anos do Outubro Rosa em Xanxerê, destacando ainda durante uma sessão, a importância da prevenção para a saúde da mulher.

Câmara Cultural em parceria com o Sesc Xanxerê trouxe 4 etapas do Circuito Catarinense de Contadores de Histórias e a Maratona de Contos. Foi realizada também a II Semana do Folclore em parceria com a prefeitura, o departamento de cultura, Sesc e secretaria de esportes. Ainda aconteceram 7 exposições culturais e mostras na sede da Câmara.

No projeto Câmara Jovem em 2018, foram inscritos pelas 10 escolas municipais, mais de 350 alunos do 3º ano em parceria com a Secretaria de Educação do município e o Sesc Xanxerê. Uma oportunidade de cidadania e conhecimento sobre os 3 Poderes para as crianças do Ensino Fundamental.

— Em nome da Câmara Municipal, é preciso agradecer a todos os colaboradores e parceiros na realização das atividades — afirmou o presidente.

Lenoir Tiecher também se referiu aos números das atividades legislativas, com projetos protocolados, em mais de 70 sessões do ano, o uso da sala de sessões pela comunidade, parcerias também com o Ministério Público no grupo de trabalho que avaliou as filas de espera e atendimento nos postos de saúde em Xanxerê, a questão dos moradores no acesso ao Loteamento Dharma Ville e rede de energia elétrica na Linha Serrinha.

Confirmou o empenho financeiro junto ao orçamento do município para o próximo ano, visando a construção de um anfiteatro, uma biblioteca, sede da Câmara e salas para órgãos municipais.

Também se referiu ao remanejamento de recursos da Câmara em 2018, onde ações práticas beneficiam de alguma forma a comunidade totalizando mais de R$ 413 mil e 800 reais.

O 1º projeto aprovado em 2018 foi no valor de R$ 83.823,50 que foi destinado para a realização de 1.150 mamografias pela secretaria de saúde, um projeto em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Projeto de Lei Nº 4/2018 destinou R$ 50 mil, para ampliar a rede física de saúde, na estrutura do SAMU junto ao 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Xanxerê.

Pelo projeto nº 7/2018, foi destinado R$ 180 mil para manutenção da iluminação pública através da Secretaria de Obras, Transportes e Serviços, com um veículo próprio e equipado já entregue para realizar as melhorias na iluminação em todo o município.

O Projeto de Lei nº 8/2018, destinou R$ 20 mil, para atender a Delegacia de Proteção à Mulher, Criança, Adolescente e Idoso de Xanxerê.

Para aquisição de um veículo pela FCDX, através de crédito adicional suplementar ao Fundo Municial de Assistência Social, foi destinado R$ 28 mil através da Lei Ordinária (E) 12/2018.

Em função dos alagamentos com famílias, empresas e indústrias atingidas, através do Projeto 36/2018 foi destinado R$ 80 mil para aquisição de tubos pela secretaria de obras visando minimizar os danos causados pelas chuvas, atendendo os atingidos.

Ao final agradeceu o apoio dos colegas vereadores e toda equipe de servidores que atua no Legislativo.

— Sempre atuamos com atitude imparcial, respeitando a legislação e tratando a Câmara como um órgão público, ou seja, em caráter institucional. Neste sentido que também desejo um ótimo ano de 2019 para todos, me colocando à disposição da comunidade — afirmou.

A Câmara Municipal de Xanxerê também foi apoiadora na realização da ExpoFemi 2018, interagindo com a comunidade e mostrando toda a história do Legislativo, ou seja, todos os vereadores que atuaram no município desde 1954.
femi