Professora da Apadavix destaca Inclusão Social na tribuna da Câmara
Câmara Thu, 13/09/2018 - 12:54

Professora da Apadavix destaca Inclusão Social na tribuna da Câmara

Ao participar da sessão da Câmara nesta quarta-feira (12), a professora Marisa Fatima Padilha Giroletti falou sobre as atividades de setembro, considerado o mês da pessoa com deficiência auditiva, pessoas com surdez e da língua de sinais.

Destacou seu trabalho com mais de 17 anos de atuação dedicado às pessoas com deficiência, dos movimentos de direitos de estar incluídos no ensino regular. Citou que Xanxerê é pioneiro na questão de implantação de professor intérprete e do instrutor surdo.

“Desde 2001 foi reconhecida e oficializada a Língua de Sinais como uma segunda língua, regulamentada a partir de 2005. Libras é a primeira língua dos surdos sendo instituída também nas universidades”, citou a professora.

Em 26 de setembro se comemora nacionalmente o Dia da Pessoa Surda e a ONU estipulou a data de 23 de setembro como o Dia Internacional das Línguas de Sinais e também do Intérprete.

“Parabenizo a Câmara Municipal de Xanxerê por ser pioneira no estado de Santa Catarina pela utilização de intérprete na TV Câmara, pois entendo como oportunidade de acessibilidade para os surdos” afirmou.

Relatou ainda as dificuldades dos surdos, muito pela falta de informação, desde o rádio, a TV e em sua própria casa pela falta da língua de sinais, onde famílias tem dificuldade no aprendizado.

“Faço um apelo a todos os pais neste mês de setembro, para que aceitem a Língua de Sinais, pois seus filhos tem o direito de ser surdos, direito de ter a sua própria língua. Este é um trabalho que depende e precisa de muita paciência e persistência” enfatizou a professora Marisa.

Finalizou convidando os vereadores a participar do 3º Acampamento Surdo, nos dias 28 e 29 de setembro no Sítio Lírio Tronco. O evento promovido pela Apadavix a cada dois anos, inicia ao meio-dia e se estende até no sábado à tarde com apresentações, gincana, sarau, oficinas, entre outras atrações.

O presidente da Câmara Lenoir Tiecher agradeceu a professora pelo trabalho que realiza junto a diversas entidades em Xanxerê.

— É preciso reconhecer este trabalho social que dignifica a atuação junto a comunidade local e regional. Parabéns professora Marisa e a toda equipe pela doação e dedicação nesta causa tão nobre, — finalizou o presidente da Câmara.

PROFESSORA MARISA FATIMA PADILHA GIROLETTI NA TRIBUNA
MARISA