Projeto Caminhos da Água é lançado em Xanxerê
Gabinetes Tue, 01/06/2021 - 17:43

Projeto Caminhos da Água é lançado em Xanxerê

Aconteceu na tarde desta terça-feira, 01, no Plenário da Câmara Municipal de Xanxerê, a primeira reunião do Grupo de Trabalho criado para definir estratégias afim de reduzir as consequências da estiagem para as pessoas que vivem na agricultura. A reunião, coordenada pelo vereador Sidão (PT), contou com a presença do presidente da Câmara Serginho Nunes, de representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual, Epagri, Casan, Sintraf, Sinterxar, UXAM, Secretaria Municipal de Agricultura, Corpo de Bombeiros, assessores de vereadores e assessor do deputado estadual Neodi Saretta. O grupo conta com a participação do Ministério Público, através do promotor Marcos Brandalise, o qual justificou sua ausência.

“O projeto Caminhos da Água abrangerá a distribuição de água para consumo animal e consumo humano, como será armazenado e distribuído às famílias que mais tem essas necessidades de ajuda. Teremos reuniões mensais para discutir, sugerir e deliberar sobre todos os assuntos relacionados a água e trazer soluções que atendam as demandas de todas as famílias, encaminhando ao poder público que possa cobrar a execução das propostas. Também vamos discutir como será a aplicação dos recursos para a solução das situações levantadas no grupo” – afirma Sidão.

Segundo as projeções meteorológicas, os próximos meses não trarão condições favoráveis para acabar com a estiagem, pois as chuvas não serão suficientes em Xanxerê e nas demais regiões de SC. Assim, para amenizar a situação das famílias em vulnerabilidade social, a Epagri apresentou os projetos do Governo de SC com subsídio, prazos e descontos para o pagamento em dia. Em Xanxerê existem várias famílias que se enquadram nestes projetos, porém muitas não têm o acesso às informações de como buscar esses recursos. Definiu-se que o grupo de trabalho irá identificar essas famílias e na sequência, fazer o encaminhamento dos projetos àquelas que tem maior necessidade.

O grupo deliberou, em convidar para a próxima reunião, representantes das empresas que possuem integrações (aves e suínos) em Xanxerê. A ideia é cobrar incentivos e subsídios das integradoras a esses produtores, afim de que sejam realizados investimentos nas propriedades para preservação e conservação das fontes de água, bem como o armazenamento da água.

Na oportunidade também foi apresentado o calendário de reuniões mensais que vão ocorrer, afim de dar celeridade aos encaminhamentos e continuidade a este importante trabalho. Assim, a próxima reunião está marcada para o dia 06 de julho às 13:30 na Câmara de Vereadores de Xanxerê.