“Renovação de contrato da Casan em Xanxerê seria para favorecer privatização”, diz Wilson Martins
Gabinetes Ter, 18/04/2017 - 14:25

Por Dado de Oliveira
Xanxerê 17/04 –
A notícia do envolvimento de políticos xanxerenses na Lava Jato caiu feito uma bomba no meio político do município. Um dos pontos que causou grande preocupação foi o envolvimento do nome da Companhia de Água e Saneamento de Santa Catarina (CASAN), nas delações.

O vereador Wilson Martins (PSDB) usou a tribuna da Câmara de Vereadores, na sessão desta segunda-feira (17/04) paa falar sobre o assunto. “Ficou claro, pelo menos para mim, o real objetivo da prorrogação do contrato da CASAN em Xanxerê para mais 30 anos. O que se pretende é valorizar a estatal para que a mesma pudesse ser leiloada para a iniciativa privada”, declarou o vereador.

No final do ano passado, sem que a CASAN tivesse cumprido os acordos firmados no contrato vigente, a Administração Municipal enviou a Câmara de Vereadores de Xanxerê, um projeto de prorrogação do contrato, que foi rejeitado pelos vereadores. Wilson Martins, um dos que votou contra a prorrogação, disse na época que muitos pontos obscuros fizeram com que os vereadores rejeitassem este projeto. “Naquela época já achávamos estranho a forma como este projeto veio para o legislativo, para que fosse votado com urgência. Agora com esta delação e o surgimento do nome da CASAN numa possível privatização, fica claro que o objetivo era tão somente prorrogar o contrato para valorizar num leilão de ações”, disse o vereador tucano.

Defensor da municipalização do abastecimento de água no município o vereador ficou ainda mais certo de que este tem que ser o caminho a ser adotado. “Depois dos últimos acontecimentos, fiquei mais convicto ainda de que o abastecimento de água no município precisa ser municipalizado. Temos que criar uma empresa municipal que possa gerir esta questão e fazer com que o dinheiro fique no município e os investimentos realmente aconteça. Não podemos esperar que vendam a CASAN, e que ficarmos refém da iniciativa privada”, disse Wilson Martins. “Temos muitos exemplos de município que municipalizaram a água e hoje o abastecimento está otimizado, com valores bem abaixo do que estavam pagando e com dinheiro em caixa para investimentos”, finalizou o vereador tucano.