Facebook Twitter YouTube RSS
+ - TAMANHO DO TEXTO

NOTÍCIAS

Sessão Solene marcará 70 anos da EEB Joaquim Nabuco
Câmara Thu, 04/07/2013 - 14:00

Sessão Solene marcará 70 anos da EEB Joaquim Nabuco

No próximo dia 19 de junho, a Escola de Educação Básica Joaquim Nabuco estará completando 70 anos. Fundada em 1943 é o mais antigo educandário do município de Xanxerê, e para comemorar a importante data a Câmara de Vereadores de Xanxerê estará realizando uma Sessão Solene na própria escola, às 19 horas, sendo que na oportunidade será entregue uma placa de congratulações pelos serviços prestados ao município na formação educacional da população. A homenagem foi proposta pelo vereador Fernando Callfass.

A Escola surgiu com o nome de Grupo Escolar Laudimia Trotta, iniciando suas atividades com três salas de aula onde funcionavam 06 turmas e teve como primeiro diretor o Sr. Edward Fernandes. Em 1949 o nome da escola foi alterado, passando a se chamar Grupo Escolar Joaquim Nabuco. Em 1971 mudou a nomenclatura para Escola Básica Joaquim Nabuco, funcionando somente o ensino fundamental. Em 1987 com a implantação do curso de 2º Grau Educação Geral, passou a ser chamado Colégio Estadual Joaquim Nabuco e, ainda nesse ano, foi construída em parceria com a Câmara Júnior de Xanxerê e Secretaria de Estado da Educação e Desporto, a Sala de Recursos para atendimento a alunos com deficiência visual e auditiva.

Nos anos de 1997 a 1999 a escola ofereceu juntamente com o SENAI- Serviço de Aprendizagem Industrial o curso de Eletromecânica. Em 1999 com o reordenamento do ensino médio a escola passa a oferecer apenas o ensino fundamental e a nomenclatura muda novamente para Escola de Educação Básica Joaquim Nabuco. Em 2003 assumiu a direção a Senhora Mara Regina Marques Biasuz, que permanece no cargo até a presente data.

Atualmente a escola conta com cerca de 550 alunos, distribuídos em 21 turmas, todas no período diurno. A escola oferece também o Serviço de Atendimento Educacional Especializado – SAEDE, que é uma sala multifuncional para aluno com Deficiência Mental, Cego, Baixa-visão, Surdo e Deficiente Auditivo, este atendimento acontece por sessões e em turno oposto ao do ensino regular. Atuam na escola 31 professores, 02 Assistentes de Educação, 01 Especialista em Assuntos Educacionais, 02 Assistentes Técnicos Pedagógicos, 01 Responsável pela Sala Informatizada, 01 Diretor e 01 Assessor de Direção.
A escola também tem uma parceria com a Secretaria de Esportes do município que trabalha no desenvolvimento do Projeto Atleta Cidadão desde 2005, na modalidade de handebol. Neste ano, em uma parceria com o grupo Vêneta está oferecendo cursos de violão, informática e multimídia. A gestão escolar conta com a participação efetiva da Associação de Pais e Professores- APP, Conselho Deliberativo e Grêmio Estudantil.

Neste ano, todas as ações educacionais estão voltadas ao projeto “Minha Escola, Nota 10!” 70 anos do Joaquim Nabuco que tem por fundamentação melhorar as ações de todos no ambiente escolar, qualificando a convivência através do respeito, da solidariedade e da participação.

YouTube

2013 - 2OP DIGITAL

Câmara Municipal de Vereadores de Xanxerê
CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE XANXERÊ
RUA RUI BARBOSA, 238, CENTRO / 49 3433-0648
89820-000 / XANXERÊ-SC