Valec solicita apoio para garantir recursos para licença ambiental da Ferrovia Norte e Sul
Câmara Seg, 31/08/2015 - 14:55

Xanxerê – 31.08.15 – Na manhã da última sexta-feira (28/08) os vereadores Adriano De Martini (PT) e João Paulo Menegatti (PTB), estiveram em audiência na Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., mais especificamente com o Diretor Paulo Roberto Bastos Fialho, Superintendente de Planejamento e Desenvolvimentos. Participaram também da audiência o assessor do Deputado Federal Pedro Uczai, Jonas Lemos, e o assessor do Deputado Estadual Dirceu Dresch, Sidinei Mesnerovicz.

O objetivo da audiência foi se informar com relação ao andamento do processo da Ferrovia da Integração que vai ligar o extremo oeste catarinense ao litoral. Segundo o vereador Adriano De Martini, pela ferrovia da integração está sendo elaborado o EVTEA – Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental que está sendo concluído e deverá ser apresentado em breve.

De acordo com a diretriz do Governo, o Corredor Ferroviário de Santa Catarina ligará o município de Dionísio Cerqueira ao Porto de Itajaí e se conectará com a malha sul concedida à ALL- América Latina Logística S.A. Essa nova configuração permitirá o escoamento da produção pelos portos de Itajaí/SC ou de Paranaguá/PR. Em Chapecó/SC, a ferrovia se conectará com a Ferrovia Norte/Sul que permitirá também sua integração com o porto de Rio Grande/RS.

Justamente a Ferrovia Norte/Sul é que vem causando maior preocupação da Velec. “Estivemos reunidos com o Sr. Paulo Roberto que nos solicitou apoio para motivar os parlamentares da região sul a garantirem os recursos para licenciamento ambiental da obra”, declarou o vereador. Em contato com o Deputado Pedro Uczai, Presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, os vereadores foram informados de que já está sendo feita uma contingência de recursos para o licenciamento ambiental da obra, por meio das emendas parlamentares, “segundo nos informou o deputado Uczai, os parlamentares dos três estados do sul, criaram um bloco para encaminhar, de forma coletiva, emendas para garantir recursos para a licença ambiental até que o governo libere os valores para construção da mesma”, destacou Adriano De Martini.

Esta obra da Ferrovia Norte/Sul vai ligar a cidade de Panorama/SP ao município gaúcho de Rio Grande. Com isso, será concluída a ligação ferroviária Barcarena/PA a Rio Grande/RS com 4.787 km de extensão, em bitola larga, o que vai configurar uma verdadeira espinha dorsal dos transportes ferroviários.