Vereador prestigia e incentiva a cultura e a tradição.
Gabinetes Ter, 21/02/2017 - 15:54

Vereador prestigia e incentiva a cultura e a tradição.

No último final de semana aconteceu no CTG Espelho da Tradição, de Xanxerê, o Rodeio Crioulo Interestadual e na tarde de sábado,  com a presença de um grande número de autoridades e tradicionalistas, foi realizada a abertura oficial, onde o vereador Ricardo Lira da Costa prestigiou o evento. No domingo o vereador esteve no acampamento e almoçou com as demais autoridades presentes.

Ricardo Lira da Costa é um grande incentivador da cultura e das tradições e na noite de ontem, segunda-feira, dia 20 de fevereiro, apresentou na Sessão da Câmara, um Projeto de Lei instituindo a SEMANA DO FOLCLORE.

O presente Projeto de Lei ora proposto visa instituir a SEMANA DO FOLCLORE, a ser realizada anualmente, no mês de agosto e   passará a integrar o calendário oficial deste município,  sendo comemorada, preferencialmente, no Dia do Folclore Nacional,  anualmente no dia 22 de agosto.

São atividades da SEMANA DO FOLCLORE peças teatrais, seminários, festivais, oficinas, exposições, rodeios, amostras de músicas, contos e poesias, audições, leituras dinâmicas, danças, eventos gastronômicos e afins…

Este projeto de Lei visa, principalmente, preservar o patrimônio cultural do Brasil e as mais diversas manifestações da cultura popular brasileira. Além de possível financiamento dos eventos, significa a universalização do acesso à cultura, promoção de novos públicos, apoio a eventos culturais como música, teatro, festivais, dança, jogos, torneios, que significam a manifestação artística do seu povo.

As atividades relacionadas à SEMANA DO FOLCLORE serão realizadas nas escolas públicas e privadas, instituições culturais, praças, parques, clubes e associações, auxiliando na promoção da educação e cultura.

Fundamentado no incremento do turismo, estas atividades, a exemplo do Torneio Crioulo Interestadual, realizado pelo CTG,  poderão movimentar o potencial turístico; além de ser mais uma alternativa de lazer e aumento do movimento econômico do município onde podem ser vendidos produtos artesanais, artísticos e coloniais de Xanxerê, ademais de movimentar a hotelaria, restaurantes, bares e similares.

Nas palavras do vereador Ricardo “meu sonho é vivenciar, nas dependências da FEMI, um movimento tão intenso e abrangente como é o Rodeio Crioulo Interestadual, realizado pelo Centro de Tradições Gaúchas .” O vereador Ricardo é o presidente da Comissão de Educação, Ciência, Comunicação, Cultura, Esportes, Turismo, Saúde Pública e Assistência Social. Também é o relator na Comissão de Finanças, Orçamentos, Tributação e Fiscalização.