Vereador Ricardo agradece apoio ao Projeto da Semana do Folclore
Câmara Ter, 08/08/2017 - 15:56

Vereador Ricardo agradece apoio ao Projeto da Semana do Folclore

Vereadores de Xanxerê aprovaram em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei do Executivo 36/2017 que Institui a Semana do Folclore no município de Xanxerê.

O evento vai integrar o calendário oficial do município e será comemorado preferencialmente na semana que contemple o dia 22 de agosto que é o Dia Nacional do Folclore.

As comemorações visam acrescentar cultura e história ao desenvolvimento do município, cabendo à Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Política Cultural, a coordenação, o planejamento, toda a organização até a execução em parceria com entidades e órgãos locais.

Pelo Projeto, as atividades serão realizadas em escolas públicas e privadas, instituições culturais, praças, parques, clubes e associações, auxiliando na promoção da educação e cultura, além de contribuir com o calendário escolar, sempre valorizando a cultura, o potencial turístico, sendo ainda mais uma alternativa de lazer e aumento do movimento econômico do município.

Entre as atividades sugeridas na Semana do Folclore estão: peças teatrais, seminários, festivais, oficinas, exposições, amostras de músicas, contos e poesias, audições, leituras dinâmicas, danças, eventos gastronômicos, entre outros.

Para Ricardo Lira da Costa, — o projeto recebeu apoio unânime dos vereadores pela aprovação, pelo que estamos agradecidos, pois estas atividades previstas objetivam envolver a comunidade e desenvolver a cultura local. Apresentamos a minuta de um projeto e efetuamos a indicação nº 137/2017 na Câmara, requerendo ao município a implantação da Semana do Folclore, — finalizou o vereador.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO FOLCLORE

A Semana do Folclore neste ano será celebrada com uma variada programação, sendo:

Dia 8 de agosto, o espetáculo “Imagina Só”, com Paulo Freire e Josiane Geroldi no Museu do Milho, às 20h.

Dia 14 o contador de histórias Ronival de Paula estará no Museu do Milho, às 20h para apresentar o dedo de prosa “nos tempos da Zona Véia”.

Dia 21, das 18h30 às 19h, apresentação cultural da Associação Cultural Vozes da Campina, seguido do uso da Tribuna Popular na Câmara Municipal por Elirio Galeli. Na Sessão da Câmara, acontece a apresentação do Projeto de Lei que Institui o programa de proteção e promoção dos mestres e mestras dos saberes e fazeres das culturas populares.

Dia 22 de agosto, o Dia Nacional do Folclore, às 19h acontece a cerimônia de abertura oficial da Semana do Folclore, tendo por local a sede da Câmara Municipal de Xanxerê. A programação contará com a apresentação do Grupo de Reis, exposição e palestra sobre presépios.

No dia 23, o Sesc Xanxerê promove o evento “Folcloreando” a la Ricardo Azevedo. Um momento destinado à inserção na literatura deste escritor com vasta produção e registro da cultura popular brasileira, destacando vários causos do folclore brasileiro. Haverá duas sessões de cinema na sede da Câmara Municipal, às 9h e às 14h, ambas com duração de 60 minutos.

A programação da Semana do Folclore também prevê o “Cinema Inclusivo” na Câmara Municipal, com os alunos da APAE em duas sessões de cinema, no dia 24 de agosto, sendo uma às 9h e outra às 14h.

Para os dias 24 e 25 de agosto está prevista a Feira do Folclore, coordenada pela secretaria municipal de educação, nas dependências da Câmara Municipal de Xanxerê.

No encerramento da Semana do Folclore, dia 25, das 19h às 22h a atividade prevista é a Câmara Cultural “Prata da Casa”.

O vereador Ricardo Lira da Costa destacou ainda, — esperar que todos os xanxerenses que apreciam e incentivam a cultura participem das atividades, pois foram pensadas com muito carinho. É um presente para as pessoas que gostam de tradição, o folclore e prestigiam a cultura local, — finalizou.