Vereadores ficam perplexos com mais um caso envolvendo doações para o município

Vereadores ficam perplexos com mais um caso envolvendo doações para o município

Por Dado de Oliveira
Xanxerê 07/04 –
A denúncia levantada pelos vereadores Wilson Martins (PSDB) e João Paulo Menegatti (PTB), na sessão desta quarta-feira (05/04), sobre um imóvel que teria sido locado pela administração e que estaria com materiais doados para vitimas do tornado, foi respondida pelo Poder Executivo, mas deixou ainda mais perplexos os vereadores.

“A resposta de que este material teria sido doado exclusivamente para a educação nos soa um tanto quanto estranha. Parece-me que estão tentando justificar o injustificável. Estas doações chegaram ao município para ajudar a todos de uma forma geral, acho difícil que justamente telhas de amianto tenham sido destinadas exclusivamente para as escolas já que os imóveis públicos teriam recursos públicos garantidos, muito mais fáceis do que os imóveis privados, a exemplo do Ginásio de Esportes do Município que de imediato foram anunciados os investimentos”, disse o vereador tucano.

Wilson Martins entende que precisa uma investigação mais criteriosa do Ministério Público, para aprofundar melhor estas questões das doações do tornado. “É uma cobrança que a própria comunidade está fazendo, pois muitas dúvidas pairam sobre a distribuição deste material doado. Não podemos deixar que essas dúvidas persistam, por isso é que estamos levantando todas estas questões”, destaca Wilson.

Quanto ao imóvel, o vereador João Paulo Menegatti destaca que considera imoral o local alugado ser de propriedade de um familiar de um secretário municipal na época. “Além disso, o município está desperdiçando dinheiro pagando por um espaço para alojar materiais que poderiam estar em qualquer outro imóvel da prefeitura. O valor de R$ 600,00 parece pouco, mas ao final de quatro anos são cerca de R$ 29 mil que o município poderia estar investindo em outras áreas”, destacou o vereador.

Os vereadores Wilson Martins e João Paulo Menegatti estão numa verdadeira cruzada para conseguir a prestação de contas das doações do tornado, e vem cobrando insistentemente o poder executivo para que envie a Câmara de Vereadores dados sobre estas doações. “As cobranças vem sendo realizadas desde a legislatura passada, onde vários requerimentos foram aprovados sem que haja resposta por parte do executivo. Este ano mesmo, o vereador Wilson e eu apresentamos um requerimento pedindo informações sobre o dinheiro doado, depositado em conta, para os atingidos pelo tornado. Já se passaram 30 dias, quando o tempo regimental prevê 15 dias para respostas, mas até agora não recebemos nada. Desta forma seremos obrigados a pedir que a Câmara de Vereadores entre com um mandado de segurança exigindo que o Poder Executivo se manifeste, pois não se pode ficar nesta inércia como se nada tivesse acontecido”, declarou o vereador João Paulo Menegatti.