Vereadores participam da troca de comando do 14º Batalhão de Bombeiros de Xanxerê
Câmara Tue, 21/06/2022 - 13:39

Xanxerê 21/06/2022 – Pela primeira vez uma mulher assume o comando de um batalhão do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Quis o destino que o 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, localizado no município de Xanxerê, fosse escolhido para receber como comandante a Tenente Coronel Gauna Elis Ecco. O ato da troca de comando ocorreu nesta terça-feira (21) e contou com a presença de várias autoridades civis e militares. Entre elas um grande número de vereadores do município esteve representando o legislativo municipal na solenidade.
O presidente da Câmara de Vereadores, Sidinei Mesnerovicz, esteve no palanque de honra e falou da alegria em ver o município ter sido escolhido para que uma mulher comandasse o 14º Batalhão. “É um ato histórico, já que a comandante, que hoje chega a Xanxerê, é a primeira mulher a assumir o comando de um Batalhão em Santa Catarina. Para nós é um motivo de alegria, pois sempre defendemos a participação da mulher nas mais diversas áreas. Quero desejar sucesso a nova comandante e, ao mesmo tempo, agradecer o comandante Ten. Coronel Marco Eidt, pelo trabalho que desenvolveu em Xanxerê”, destacou Sidão.
Gauana Elis Pozzan Ecco, que no último dia 13 foi promovida ao posto de tenente-coronel, estava no subcomando do 6º BBM, com sede em Chapecó. A Ten. Coronel ingressou no CBMSC em 2006 e ao se formar, em 2009, retornou para Chapecó permanecendo até 2011. De 2011 a início de 2017 trabalhou em Florianópolis, no 1º BBM, com sede na Capital e na Casa Militar do Governo do Estado. Em 2017 voltou a trabalhar no 6º BBM, atuando como Comandante da 1ª Companhia do 6ºBBM e como Gestora de Segurança Contra Incêndios.
Além do presidente da Câmara de Vereadores, estiveram prestigiando a solenidade os vereadores Altair Rossato, Evando Berto, Cabo Oliveira, Serginho Nunes e Vilmar Zarembski.