Vereadores pedem abertura de CPI do Tornado em Xanxerê

Vereadores pedem abertura de CPI do Tornado em Xanxerê

Por Dado de Oliveira
Xanxerê 10/04 –
A bancada de oposição da Câmara Municipal de Xanxerê deu entrada na sessão desta segunda-feira (10/04) de pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar o destino das doações feitas às vitimas do Tornado de 2015. A falta de transparência do Poder Executivo municipal na prestação de contas de todas as doações feitas, bem como os fatos ocorridos recentemente, o qual um imóvel do município estava armazenando produtos do tornado foram alguns dos motivos que levou os vereadores a pedir abertura de CPI.

O pedido foi assinado pelos vereadores João Paulo Menegatti (PTB), Nathan Moreira (DEM), Vilson Piccoli (PMDB) e Wilson Martins dos Santos (PSDB). Segundo o vereador João Paulo Menegatti a bancada decidiu, pelo pedido de abertura, depois de indícios da denúncia realizada na sessão passada, em que um imóvel do município armazenava material de doações as vitimas do tornado e que foi confirmada pelo executivo. “Foi uma sucessão de fatos que nos levou a pedir esta abertura de CPI. A prestação de contas não apresentada pelo executivo, a moto doada que foi guardada sem ser dado um destino adequado a mesma e agora, esta questão do imóvel alugado pelo executivo que armazenava produtos doados durante o tornado, e que a administração ocultou da lista enviada a Câmara”, disse o vereador.

Já o vereador tucano, Wilson Martins dos Santos, destacou que a Câmara de Vereadores de Xanxerê precisa dar uma resposta a comunidade que está cobrando uma investigação. “Estamos vivendo um momento no país que não podemos colocar embaixo do tapete nenhum indício de irregularidade. Durante essa investigação, a prefeitura vai ter que prestar esclarecimentos que não quis prestar no ano passado quando inúmeros requerimentos foram aprovados, pedindo informações, que foram ignorados pelo executivo. Depois que denunciamos o caso da moto doada e dos materiais armazenados em imóvel alugado pela prefeitura, tem surgido inúmeros pedidos, por parte da população xanxerense, para investigarmos todas as doações. Muitas pessoas nos relatam, praticamente em forma de denúncias, situações que precisam ser esclarecidas”, ressaltou o vereador ressaltando que os parlamentares estão em sintonia com a sociedade e que pretendem tentar esclarecer estas dúvidas que estão na cabeça da população.

O requerimento apresentado pelos vereadores será votado na próxima quarta-feira a pedido da presidência da Câmara de Vereadores, que vai pedir um parecer a assessoria jurídica da casa.