Vereadores recebem informações sobre programas para área rural no município
Câmara Mon, 09/12/2019 - 19:16

Vereadores recebem informações sobre programas para área rural no município

O secretário de Agricultura e Políticas Ambientais de Xanxerê, Edson Zape, esteve na Câmara Municipal nesta segunda-feira (9), para repassar informações sobre dois programas no Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente – DICEMA.

Deu entrada na Câmara o projeto de Lei nº 48/2019 do Executivo que ratifica o protocolo de intenções, onde o município será contemplado já em meados de 2020.

Pelo programa Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Prosuasa), serão beneficiados abatedouros, frigoríficos, laticínios e indústrias de queijos, cujas atividades serão viabilizadas e legalizadas para atuar em nível nacional regulamentadas.

No programa Perfuração de Poços Artesianos (Propoços), o objetivo é atender as necessidades de comunidades do interior de Xanxerê. Recentemente foi identificada uma demanda maior e a seca tem prejudicado bastante as redes de água existentes.

— Diante disso, a prefeitura fica responsável pela área operacional na perfuração do poço e a comunidade interessada fica encarregada de instalar a bomba e o padrão da luz para que o poço entre em operação — afirmou o secretário de Agricultura e Políticas Ambientais.

O projeto recebendo votação favorável na Câmara, o município estará autorizado à contratar o consórcio público já no início do próximo ano.

— Acreditamos no propósito de economicidade destes programas e principalmente, no grande benefício para a agroindústria familiar que vai gerar trabalho e renda, bem como nos imensos benefícios com a perfuração de novos poços no interior que irão contemplar as comunidades — destacou o presidente da Câmara Arnaldo Thomaz Almeida Lovatel.