Vigilância Epidemiológica pede atenção da comunidade com a covid 19
Câmara Mon, 08/06/2020 - 20:31

Vigilância Epidemiológica pede atenção da comunidade com a covid 19

Usaram a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (8), a enfermeira supervisora da Vigilância Epidemiológica Francis Mara Zago Pegoraro e o responsável técnico dos médicos da Secretaria Municipal de Saúde Dr. Diego Davi Corso. Efetuaram observações e esclarecimentos sobre os números de testagem no município de Xanxerê até agora.

Inicialmente o Dr. Diego Davi Corso falou sobre os métodos dos exames.

— Pessoas em estágio inicial ou para pacientes suspeitos com os sintomas entre o 1º e 7º dia, tem o exame no método considerado padrão que é o RT-PCR. O exame neste caso é encaminhado ao laboratório do estado (Lacen). Já após o 8º dia, é utilizado no paciente o teste rápido, recebido do Ministério da Saúde e também realizado em laboratórios particulares. O teste rápido foi aplicado na primeira etapa em idosos, profissionais de saúde, forças de segurança e salvamento — destacou.

Até o início desta semana foram realizados com pacientes de Xanxerê um total de 399 testes, sendo 363 pela Vigilância Epidemiológica e outros 36 no Hospital Regional São Paulo. Nos testes rápidos foram 137 realizados com 5 casos positivos, dos quais 104 foram pela vigilância e 33 pelo hospital.

— Nosso objetivo é de mostrar para a população sobre os números de testagem aqui em Xanxerê. Nessa semana novos testes serão recebidos da regional de saúde com a ampliação de critérios na aplicação, considerando que o município está com 194 casos positivos e 79 suspeitos até agora. — afirmou Francis Mara Zago Pegoraro.

Informou ainda que até o momento foram realizados 536 testes, entre o Lacen (PCR) e testes rápidos do Ministério da Saúde, sem contar com a testagem realizada nos laboratórios privados. O momento é de prevenção, pois houve grande aumento de pessoas com síndrome respiratória.

— É importante a não aglomeração de pessoas, permanecer em casa quem puder, sempre com ambientes ventilados, sendo a melhor forma de prevenção, o uso de máscara e cuidados com a higiene — destacou a enfermeira.

Enfermeira Francis Mara Zago Pegoraro e Dr. Diego Davi Corso