Você conhece quais são as Sessões da Câmara
Câmara Ter, 26/12/2017 - 16:15

Você conhece quais são as Sessões da Câmara

O Regimento Interno da Câmara Municipal que trata das sessões da Câmara consta nos artigos 97 à 103. São sessões ordinárias, extraordinárias, solenes, secretas, de instalação de legislatura, comunitárias e alternativas.

As sessões ordinárias acontecem em datas e horários previamente agendados pelo presidente da Câmara, sendo em dias úteis de cada semana, com duração máxima de três horas. As extraordinárias ocorrem em dia e horário diverso das ordinárias, também com a duração máxima de três horas.

Já as sessões solenes, especiais ou comemorativas, são realizadas para prestação de homenagem, comemoração, civismo e concessão de honrarias. Também tem as sessões de instalação de legislatura, que se realizam no início de cada legislatura, para compromisso, posse e instalação da legislatura.

As sessões também podem ser secretas por deliberação da maioria absoluta dos seus membros; comunitárias quando realizadas fora da sede da Câmara, em caráter oficial e ordinário, e as alternativas.

Para alteração do calendário das reuniões, deve ser submetido à aprovação do plenário, sendo que devem ser realizadas no mínimo seis sessões ordinárias mensais.

Fica assegurada a publicidade às reuniões, bem como o acesso do público em geral, dando-se conhecimento, em resumo, da pauta dos seus trabalhos.

Qualquer cidadão poderá assistir às sessões da Câmara, na parte do recinto reservada ao público desde que: apresente-se convenientemente trajado; não porte armas; mantenha-se em silêncio durante os trabalhos; não manifeste apoio ou desaprovação ao que se passa no plenário; e atenda as determinações do presidente.